7,5 milhões de pessoas afirmam "não ter mais religião" desde 2012, segundo pesquisa

A pesquisa também colheu dados sobre a frequência das pessoas em cultos e a maneira como estas têm lidado com a oração.

Fonte: Guiame, com informações do Religion News ServiceAtualizado: segunda-feira, 16 de março de 2015 às 11:53
O declínio da religião nos Estados Unidos tem se tornado mais evidente a cada ano
O declínio da religião nos Estados Unidos tem se tornado mais evidente a cada ano

Uma nova pesquisa publicada nos Estados Unidos mostra em números alarmantes o que alguns estão chamando de "o grande declínio da religião na América do Norte". Desde 2012, os EUA têm cerca de 7,5 milhões de cidadãos que não estão mais ativos em suas religiões.
 
Na semana passada, a chamada "General Social Survey" ("Pesquisa Social Geral") foi publicada com dados colhidos em 2014. O estudo segue um padrão altamente conceituado para pesquisas sociológicas. Financiado pela Fundação Nacional de Ciência (EUA), este estudo de milhões de dólares apresenta dados mais precisos sobre a sociedade norte-americana - incluindo a religião.
 
Um ponto importante a ser lembrado é que cada ponto percentual de aumento representa um crescimento de 2,5 milhões de adultos. Assim, um aumento de 3 pontos na laicidade, por exemplo, significa que cerca de 7,5 milhões de pessoas deixaram a religião desde 2012, por exemplo.
 
1. Mais norte-americanos têm se denominado "sem religião".
 
Quando questionados sobre a sua escolha / preferência religiosa, quase 1 em cada 4 americanos agora diz responde "nenhuma". Até a década de 1990, o percentual que estava neste grupo conhecido como "sem religião" pairou na casa de um dígito. Esta nova pesquisa feita em 2014 mostrou que este grupo agora representa 23% da população, subindo até 3 pontos percentuais desde 2012.
 
Qual o tamanho desse grupo? Há quase tantos norte-americanos que afirmam "não ter nenhuma religião" quanto os que se denominam católicos, por exemplo (24%). Se este crescimento continuar, em poucos anos, o maior grupo dos EUA relacionado à religião pode ser exatamente este: "os sem religião".
 
2. Os norte-americanos não estão indo à igreja como antigamente.
 
O número de americanos que nunca foram à igreja é também uma nova alta. Mais de um terço dos americanos (35%) nunca participou ou participa de um culto de adoração (exceto casamentos e outras cerimônias). Este é um aumento de 5 pontos com relação a apenas alguns anos atrás.
 
3. Mais norte-americanos dizem que nunca oram.

Mesmo com as pessoas já não se identificando com as religiões ou deixando de participar de cultos de adoração, alguns ainda continuam orando. Mas o percentual dos que afirmam que nunca oram também apresentou um aumento, passando de 14% para 17%.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições