Adolescente cristã recebe certificado da Nasa e tem asteroide batizado com seu nome

Bruna Pontes, de 15 anos, se destacou ao participar da Campanha Internacional de Busca por Asteroides.

Fonte: Guiame, com informações de G1 e Notícias AdventistasAtualizado: quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 às 19:14
Bruna Pontes ganhou certificado internacional da Nasa. Foto: (Divulgação/Prefeitura de Campos).
Bruna Pontes ganhou certificado internacional da Nasa. Foto: (Divulgação/Prefeitura de Campos).

A adolescente cristã Bruna Pontes, de 15 anos, recebeu um certificado da Nasa por participar e se destacar em uma campanha de busca por asteroides da agência espacial. A menina, de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, também teve seu nome batizado em um asteroide, em sua homenagem.

“Estou muito feliz, mas considero mais importante mostrar que todos têm a possibilidade de conseguir ir além. Não basta apenas se preocupar com as provas, temos mais caminhos a seguir”, disse a estudante, em entrevista ao G1.

A premiação aconteceu em 2019, mas somente agora foi publicada pelo International Astronomical Search Collaboration (IASC) e WGSBN Bulletin, publicação do International Astronomical Union (IUA). 

Aos 13 anos, Bruna foi uma das alunas da rede pública a ser indicada para participar de um programa de astronomia, em parceria com Clube de Astronomia de Campos. Como parte do projeto, ela integrou a Campanha Internacional de Busca por Asteroides, da Nasa.

Durante um mês, a estudante passou três horas por dia observando imagens do universo. Bruna se destacou nas descobertas e observações de asteroides e foi condecorada. O asteroide 2013 EG44 recebeu o nome "Brunapontes", em homenagem a menina, que se tornou uma das pessoas mais jovens a terem seu nome batizado num corpo celeste. 

Com o nome nas estrelas, Bruna agora tem grandes planos para o futuro. A adolescente cristã, que é fã de ciência e geografia, pretende seguir a carreira de astrônoma. Em breve, ela vai iniciar sua bolsa de estudos no projeto Jovens Astros do Amanhã, que conta com o financiamento do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

Segundo Bruna, que congrega na Igreja Adventista de Campos, ela não imaginou que participar do projeto astronômico a levaria tão longe. “Foi uma alegria extraordinária, nunca imaginei que isso um dia aconteceria comigo. Eu nem tenho palavras para expressar”, disse ao Notícias Adventistas. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições