Após massacre em igreja dos EUA, Apple remove jogos com bandeira 'racista'

A bandeira confederada voltou a se tornar destaque depois que Dylann Roof, de 21 anos, matou nove pessoas negras em um ataque à Igreja Africana Metodista Episcopal Emanuel, em Charleston, na Carolina do Sul.

Fonte: Guiame, com informações de G1Atualizado: terça-feira, 30 de junho de 2015 às 20:04
Dylann Roof posa com bandeira confederada. (Reprodução/BBC)
Dylann Roof posa com bandeira confederada. (Reprodução/BBC)

 

A Apple está removendo de sua loja de aplicativos, a App Store, todos os jogos temáticos sobre a Guerra Civil Americana, que marcou o fim da escravidão de afro-americanos entre os anos 1861 e 1865. O motivo das retiradas é a presença da bandeira confederada nesses jogos, que é vista pelos negros como um símbolo da supremacia branca.

A bandeira voltou a se tornar destaque depois que Dylann Roof, de 21 anos, matou nove pessoas negras em um ataque à Igreja Africana Metodista Episcopal Emanuel, em Charleston, na Carolina do Sul. Fotos do assassino carregando a bandeira foram amplamente espalhadas pela internet, marcando o ódio racial que motivou o crime.

Depois disso, ativistas pediram que a bandeira fosse retirada de prédios e monumentos públicos.

A Apple abraçou a causa e removeu, pelo menos, nove aplicativos (“Ultimate General: Gettysburg”, “AAA American Civil War Cannon Shooter”, “Civil War: Hidden Mysteries”, “Civil War: The Battle Game”, “Civil War Defense”, “Civil War Battle Defense”, “1861 A Civil War Rebellion”, “Civil War: 1862” e “Civil War: 1863”).

Os desenvolvedores desses programas foram informados pela Apple que a remoção ocorreu devido ao caráter “ofensivo e perverso” das bandeiras. A seção da política de uso da App Store, na qual os games foram enquadrados, diz o seguinte: “Apps contendo referencias ou comentários sobre um grupo religioso, cultural ou ético que sejam difamatórios, ofensivos ou perversos ou ainda propensos a expor ou o grupo alvo a violência serão rejeitados”, segundo informações do site TouchArcade.

“Nós removemos apps da App Store que usam a bandeira confederada de jeitos ofensivos ou perversos, que estejam violando nossas normas de conduta”, informou a empresa ao Buzzfeed. “Nós não estamos removendo app que usam a bandeira confederada para propósitos educacionais ou históricos.”

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições