Casa Branca recusa nomear extermínio de cristãos no Oriente Médio como “genocídio”

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, o ponto para denominar as ações terroristas com esta palavra ainda "não foi atingido".

Fonte: Guiame, com informações de RTAtualizado: quarta-feira, 2 de março de 2016 às 19:17
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em conversa com o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. (Foto: Pete Souza/White House)
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em conversa com o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. (Foto: Pete Souza/White House)

Segundo o ponto de vista do governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a perseguição promovida pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) sobre as minorias cristãs no Iraque e na Síria não pode ser classificada como “genocídio”.

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, o ponto para denominar as ações terroristas com esta palavra ainda "não foi atingido".

"Meu entendimento é que o uso da palavra envolve uma determinação legal muito específica, que neste momento não foi atingida”, disse Earnest durante uma coletiva de imprensa.

"Nós temos expressado nossas preocupações com a tendência de — bem, não uma tendência — a tática empregada pelo EI ao abater as minorias religiosas no Iraque e na Síria", acrescentou. "Mas temos sido muito francos e diretos exatamente sobre como as táticas do EI são dignas de o tipo de resposta internacional. E essas táticas incluem uma vontade de atingir as minorias religiosas, incluindo os cristãos".

Em dezembro de 1948, em Paris, a Organização das Nações Unidas (ONU) tornou o genocídio passível de punição, ao aprovar a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio. O ato foi classificado como “assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais ou religiosas”.

Em março de 2015, um relatório sobre a violência no Iraque e na Síria da Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirmou que "os atos de violência perpetrados contra civis devido à sua filiação a um grupo étnico ou religioso [...] podem ser constituídos como genocídio".

De acordo com o Parlamento Europeu, "os cristãos são o grupo religioso mais perseguido, considerando que o número de cristãos mortos a cada ano é mais de 150 mil".

Em dezembro do ano passado, mais de 60 parlamentares britânicos assinaram uma carta instando o primeiro-ministro dos EUA, David Cameron, a trabalhar para garantir que a palavra "genocídio" fosse usada pela ONU para descrever a matança sistemática de grupos minoritários.

A contínua perseguição das minorias cristãs na Síria e no Iraque resultou em uma drástica queda do grupo nesses países. No Iraque, os cristãos eram cerca de 1,4 milhões em 2003 - hoje, o remanescente não passa de 300 mil pessoas. Na Síria, existem apenas 500 mil cristãos em comparação aos 1,25 milhões que haviam em 2011.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições