Centro cultural em BH promove ‘arte’ com a frase: “Nós vamos transexualizar o seu bebê”

Em outro espaço, é possível ver uma imagem com a palavra “menine” e a frase “Deus está morto”.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: terça-feira, 20 de setembro de 2022 às 14:36
Exposição no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte. (Foto: Reprodução/Instagram/Carla Zambelli)
Exposição no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte. (Foto: Reprodução/Instagram/Carla Zambelli)

Imagens perturbadoras de uma exposição no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), em Belo Horizonte (MG), estão provocando críticas de políticos e alarmando pessoas nas redes sociais.

Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o CRJ está promovendo a exposição coletiva “Arte Urbana e Memória”, que teve início em 8 de setembro e vai até 8 de outubro.

A mostra, que reúne peças de mais de 40 artistas de Belo Horizonte e região metropolitana, exibe imagens de apelo sexual e ideológico. 

A mais chocante delas é a foto de um bebê, com um símbolo transgênero na testa, e a frase: “Nós vamos transexualizar o seu bebê. E não há nada que você possa fazer.”

No mesmo mural, próximo à imagem do bebêb, há a foto de um homem com aspecto de serpente, com a palavra “menine”.

Em outro espaço, é possível ver novamente uma imagem com a palavra “menine” e a frase “Deus está morto”, escrita à mão.


Exposição no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte. (Foto: Reprodução/Instagram/Carla Zambelli)

A vereadora de Belo Horizonte, Flávia Borja, foi pessoalmente ao CRJ para verificar a exposição, após receber vídeos sobre a mostra. Borja, que é evangélica, relatou que o centro cultural estava repleto de “imagens chocantes” e “arte de péssimo gosto”.

“Quando eu cheguei lá, fui procurar essa imagem [do bebê]. Passei por uma exposição cheia de coisas esquisitas, mas essa imagem em específico havia sido tampada”, ela contou em vídeo publicado no Instagram, em 14 de setembro. 

“O responsável pela exposição disse que estava infringindo as obras de artistas renomados. Ele não estava preocupado com aquela frase que dizia ‘nós vamos transexualizar o seu bebê’. Ele falou que, na verdade, ali estavam obras muito caras e aquilo não podia acontecer”, ela acrescentou. 

Borja fez então um alerta: “Dinheiro público não pode financiar uma vergonha dessa. Se tem gente com capacidade de pregar essas imagens naquela exposição, é porque tem gente realmente mal intencionada, que quer sim acabar com a infância e transexualizar bebês.”

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) também criticou a exposição no domingo (18), nas redes sociais. “Não querem mexer só com nossas crianças, mas com nossos bebês. É tão surreal, que vou deixar para vocês as conclusões, mas tenho uma pergunta: este é o futuro que você sonhou para o Brasil?”

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições