Com 'Ken Crucificado' e 'Virgem Barbie', exposição volta a gerar polêmica na Argentina

Fonte: Guiame, com informações do Christian TodayAtualizado: sexta-feira, 16 de outubro de 2015 às 15:04

Uma exposição intitulada "Barbie, a Religião de plástico", que inclui uma Barbie vestida como a Virgem Maria e uma versão do boneco Ken, como Jesus crucificado, tem causado indignação gerado polêmica na Argentina. O evento será lançado na capital Buenos Aires, este sábado (17).

A exposição já havia sido preparada no ano passado, mas foi cancelada devido a protestos de grupos católicos romanos que julgaram os ícones ofensivos.

"No ano passado recebemos um monte de ameaças sobre a destruição da nossa arte e até mesmo ameaças contra nossa segurança. Este ano, nada do tipo aconteceu. Estamos esperando e rezando para que continue assim", disse Marianela Perelli - uma das artistas responsáveis pela exposição - ao jornal The Independent.

Emiliano Paolini Marianela Perelli decidiram fazer a exposição, com os famosos bonecos da Barbie, como santos / ícones religiosos de 10 países sul-americanos, incluindo o boneco Ken com as "15 maneiras de olhar para Cristo".

"O irmão de um padre muito importante na Argentina, da igreja mais importante no país, aproximou-se de nós dias antes do escândalo, querendo comprar a versão da 'Nossa Senhora de Lujan' para dar a seu irmão", disse Paolini.

"Tinha sido uma bela exibição de amor. Então, todos os cristãos começaram a se colocar contra nós e tudo acabou mal".

Justificando a sua decisão de fazer a Virgem Barbie, Perelli disse: "Barbie é um ícone do mundo, ela tem um tipo especial de beleza. As 'Virgens [Marias]' mudaram com o passar do tempo. No renascimento, elas foram retratadas como mais robustas e gordinhas e na Idade Média elas eram mais magras e com pescoços longos".

Além de ícones do cristianismo, a exposição também apresenta versões dos bonecos para divindades hindus e figuras mitológicas pagãs.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições