Congresso dos EUA tem mais cristãos do que a proporção da população

Segundo um relatório do Pew Research Center, quase 88% dos membros do Congresso se identificam como cristãos.

Fonte: Guiame, com informações de AP NewsAtualizado: terça-feira, 10 de janeiro de 2023 às 19:02
Quase 88% dos membros do Congresso se identificam como cristãos. (Foto: Unsplash/Luís Velázquez).
Quase 88% dos membros do Congresso se identificam como cristãos. (Foto: Unsplash/Luís Velázquez).

O Congresso dos Estados Unidos possui mais cristãos do que a proporção da população cristã no país, de acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, divulgada na terça-feira passada (3).

Quase 88% dos membros do Congresso se identificam como cristãos, enquanto 63% dos americanos adultos se declaram seguidores de Cristo.

Entre os congressistas cristãos, 57% são protestantes e 28% são católicos, com ambas porcentagens acima das taxas nacionais. E 6% dos membros se identificam como judeus, em comparação com 2% da população americana.

Segundo a análise da Pew Research, dos 534 novos membros do Congresso que se elegeram em novembro, apenas dois afirmam não ter religião. O deputado Jared Huffman, que se identifica como humanista, e a senadora Kyrsten Sinema, que se declara sem religião.

Já na porcentagem da população em geral, três em cada 10 americanos dizem não ter filiação religiosa.

Queda do número de americanos cristãos 

O relatório revelou que o congresso americano não seguiu as duas tendências da vida religiosa do país: a queda do número de cristãos e o aumento dos sem religião.

Desde 2007, os cristãos caíram de 78% para 63% nos EUA, enquanto os sem religião subiram de 16% para 29%, conforme o Pew Research Center.

Uma pesquisa realizada em 2019 pela Gallup mostrou que apenas 60% dos americanos disseram que votariam em um ateu. 

A análise do Pew Research Center ainda mostrou como os cristãos estão distribuídos nos dois partidos no Congresso.

Entre os republicanos, 99% se declaram cristãos, onde 69% são protestantes, 25% católicos e 5% de outras religiões cristãs, como mórmons e ortodoxos.

Já na ala democrata, 76% se identificam como cristãos (44% protestantes, 31% católicos e 1,5% ortodoxos) e 12% são judeus. Budista, hindu, muçulmano e unitária universalista tem uma representação de apenas 1% cada.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições