David Bowie chegou a ter "experiências com cristianismo, budismo e satanismo"

Em seu último CD recém-lançado, o cantor também apresenta a faixa "Lazarus", na qual ele se compara ao personagem bíblico, irmão de Maria e Marta, ressuscitado por Jesus Cristo.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: segunda-feira, 11 de janeiro de 2016 às 18:46

Apenas três dias após o lançamento de seu último álbum, "Blackstar" em seu aniversário, o lendário cantor e compositor David Bowie morreu 69 anos, depois de uma batalha individual contra o câncer.

"David Bowie morreu em paz hoje, cercado por sua família após uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer. Enquanto muitos de vocês vão compartilhar essa perda, nós pedimos que respeitem a privacidade de nossa família durante o este tempo de luto", disse uma declaração postada por parentes de Bowie em sua página oficial do Facebook.

Durante sua carreira de mais de 40 anos, Bowie, que teve experiência com o cristianismo e parece ter dar algum tipo de "relato" sobre suas experiências relgiosas se destacou no 'glam rock', 'arte rock', soul, hard rock, dance pop, punk e música eletrônica.

O álbum 'Blackstar' foi o 25º disco de Bowie e seu produtor de longa data Tony Visconti chamou este trabalho de seu "presente de despedida" para o público.

Na verdade, a letra da canção "Lazarus" - que integra o álbum - parece ser uma despedida de Bowie, na qual ele se imagina no céu.

A música tem um formato um pouco mais "convencional" se aproxima um pouco do rock, mas também torna-se um 'single comercial'. Na canção, ele se compara a Lázaro, personagem bíblico que morreu e foi ressucitado por Jesus Cristo. No clipe, Bowie canta a música em uma cama de hospital e o verso inicial - "Olhe aqui para cima, eu estou no céu" - acabou sendo associado à sua doença.

Confira abaixo um trecho da letra desta composição

"Olhe aqui para cima, eu estou no céu
Eu tenho cicatrizes que não podem ser vistas
Eu tenho um drama, não posso ser roubado
Todo mundo me conhece agora

Olhe aqui, cara, eu estou em perigo
Nada tenho a perder"

"Ele sempre fez o que queria fazer, e ele queria fazer do jeito dele. Uma obra de arte. Ele fez de 'Blackstar' um presente de despedida para nós", escreveu Visconti em uma postagem no Facebook.

"Por um ano, eu soube que isso aconteceria. Mas eu não estava preparado para isso. Ele era um homem extraordinário, cheio de amor e de vida. Por enquanto, o mais é adequado chorar", acrescentou.

Em uma entrevista concedida em 2004 à apresentadora Ellen DeGeneres, o astro do rock relatou que ele chegou a ter experiências com uma série de religiões como o cristianismo, antes de encontrar fazer fama como músico.

"Eu era jovem, rico e livre. O budismo tibetano apelou para mim naquela época. Eu pensei: 'Não há salvação. Não deu muito certo. Então eu passei por Nietzsche, pelo satanismo, pelo cristianismo e acabei cantando. Tem sido um longo caminho", disse ele.

Sua canção "Station to Station" (1976) é considerada seu trabalho mais explicitamente religioso teria sido composta quando ele teve experiências com o cristianismo, durante os dias em que abusou da cocaína.

"A próprio faixa 'Station to Station' mostra preocupação com as estações da cruz. ... Eu nunca li uma análise realmente completa sobre ela. É um álbum extremamente escuro. Foi um tempo miserável para se viver", disse Bowie à Q Magazine, em uma entrevista de 1997.

Em 2003, ele disse ao sire 'Beliefnet': "Eu sinceramente acredito que minhas perguntas iniciais não mudaram nada nos dias de hoje, mas elas são realmente importantes. Questionar a minha vida espiritual sempre foi pertinente sobre quem eu era. Eu não sou completamente ateu e isso me preocupa".


Contextualização
O que se pode entender sobre a vida do astro do rock e suas declarações é que a fé de alguém não se sustenta apenas em experiências isoladas, mas também faz-se necessário: compromisso, relacionamento e entrega.

Além de marcar a o mundo da música como uma grande astro da cultura pop, Bowie também deixa sua vida como um exemplo do diferencial que um relacionamento verdadeiro com Deus pode fazer na vida do ser humano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições