Descendentes de judeus portugueses e espanhóis podem pedir certidão sefardita

A iniciativa foi lançada por organização dedicada a ajudar os descendentes de comunidades judaicas espanholas e portuguesas a se reconectarem com o povo judeu.

Fonte: Guiame, com informações do JPostAtualizado: terça-feira, 20 de setembro de 2022 às 15:55
Genealogista Assis Arruda acompanha o processo de 60 brasileiros para tentar provar elo com judeus expulsos da Europa nos anos 1500. (Foto: Assis Arruda/Arquivo pessoal)
Genealogista Assis Arruda acompanha o processo de 60 brasileiros para tentar provar elo com judeus expulsos da Europa nos anos 1500. (Foto: Assis Arruda/Arquivo pessoal)

Portugal e Espanha abriram certificado de ascendência para milhões de descendentes de comunidades judaicas sefardita. Segundo pesquisas recentes, cerca de 200 milhões de pessoas nas Américas e na Europa estão nesses grupos.

Os descendentes de comunidades judaicas espanholas e portuguesas, cujos ancestrais foram convertidos à força a partir do século XIV, agora podem solicitar um “Certificado de Ancestralidade Sefardita”.

As pesquisas acadêmicas e genéticas recentes mostraram que essas pessoas, principalmente na América Latina, América do Norte e Europa, têm “ascendência judaica significativa” que remonta à época da Inquisição nos dois países europeus.

A iniciativa foi lançada pelo Instituto de Experiência Judaica da Federação Sefardita Americana (ASF IJE), Reconectar, uma organização dedicada a ajudar os descendentes de comunidades judaicas espanholas e portuguesas a se reconectarem com o povo judeu.

A autora premiada, pesquisadora e genealogista Genie Milgrom conseguiu documentar completamente sua linhagem materna ininterrupta de 22 gerações, desde 1405 até a Espanha e Portugal pré-Inquisição.

Ela também está liderando o trabalho para digitalizar os registros da Inquisição que fornecem uma grande quantidade de informações genealógicas para aqueles que procuram descobrir suas possíveis raízes judaicas.

Estas e outras informações no site da certificação ajudarão os descendentes, também conhecidos como Anussim, Marranos, Conversos ou Cripto-Judeus, a descobrir sua herança.

“A certificação, em conexão com minha coleção de ferramentas de genealogia, especificamente para aqueles com linhagens cripto-judaicas e sefarditas que estarão no site, permitirá que eles também pesquisem seu próprio passado e os capacitem no processo.”

“O Certificado de Ancestralidade Sefardita é histórico para tantos ao redor do mundo, e especialmente na América Latina e do Norte, que anseiam por se conectar com seu passado e até agora não tinham como conseguir isso”, disse Milgrom.

“A certificação, em conexão com minha coleção de ferramentas de genealogia, especificamente para aqueles com linhagens cripto-judaicas e sefarditas que estarão no site, permitirá que eles também pesquisem seu próprio passado e os capacitem no processo.”

Árvores genealógicas

Os interessados no processo de certificação devem preencher um questionário sobre seus antecedentes, com pistas sobre sua herança judaica, como costumes, árvores genealógicas ou itens com conexão judaica, e suas razões para acreditar que tem ascendência sefardita.

Essas informações serão então avaliadas por uma equipe de especialistas e pesquisadores que determinarão se o solicitante possui informações suficientes para receber o certificado.

“A identidade de uma pessoa é baseada em seu passado, presente e o que ela quer para o futuro”, disse Drora Arussy, diretora sênior do Instituto de Experiência Judaica da ASF.

“Com o Certificado de Ancestralidade Sefardita, estamos ajudando a verificar seu passado para criar um senso mais forte de identidade e identidade. Na ASF IJE, nosso objetivo é educar o mundo sobre a rica herança, cultura e espírito do povo sefardita. Juntamente com a Reconectar e a Genie Milgrom, esperamos ajudar as pessoas a encontrar suas raízes sefarditas e aprender mais sobre sua herança.”

Certificado

O certificado não tem status legal, mas tem sido procurado por um número crescente de pessoas com ascendência judaica que dizem significar um enorme sentimento de orgulho e identidade para eles.

“Testemunhamos nos últimos anos um interesse sem precedentes entre aqueles cujos ancestrais judeus foram convertidos à força, para se reconectar com sua herança e aprender mais sobre seu passado”, disse a ex-assessora sênior do governo israelense Ashley Perry (Perez), presidente da Reconectar e diretora da o Knesset Caucus para a Reconexão com os Descendentes de origem espanhola e portuguesa.

“Este é um momento de formação de paradigma na história judaica, porque pela primeira vez, dezenas de milhões daqueles cujos ancestrais foram desconectados à força do povo judeu têm as ferramentas para buscar algum tipo de reconexão. O certificado que estamos oferecendo é uma maneira de se conectar formalmente com sua herança judaica e se reconectar com seu povo.”

Brasil

Há diversos genealogistas que, nos últimos anos, especializaram-se no levantamento de informações sobre os descendentes de judeus sefarditas brasileiros. Esses serviços costumam custar entre 100 euros (cerca de R$ 612) e 500 euros (R$ 3.600), dependendo do grau de complexidade.

Com a lei em vigor há mais de cinco anos, as comunidades sefarditas portuguesas já têm validadas diversas linhagens de descendência no Brasil. Assim, o processo de comprovação da ancestralidade muitas vezes acaba simplificado, já que é possível fazer uma busca entre os ancestrais reconhecidos.

Especialista em pedidos de nacionalidade para descendente de judeus sefarditas, advogada Raphaela Souza diz que as etapas de levantamento de documentação são burocráticas, mas que o processo em si é simples. “E as autoridades portuguesas têm se mostrado muito comprometidas com a iniciativa, uma forma de reparação histórica”, diz ela, sócio da consultoria jurídica Portugal para todos.

Para aproveitar a busca documental, a nutricionista carioca Juliana Negry e vários familiares optaram por fazer o processo simultaneamente, uma opção comum para muitos dos que pleiteiam a nacionalidade. “Entramos eu, minha mãe, meu tio, minha prima. Como a gente tem de fazer a árvore genealógica e todas essas coisas relacionadas a história da família, resolvemos fazer tudo de uma vez.”

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições