Em encontro, Cruz Azul e REAGE reúnem coordenadores de grupos de apoio para recuperação de viciados em drogas

A psicóloga Deuza Avellar, convidada especial, destacou a importância dos relacionamentos para ajudar pessoas que lutam contra o vício

Fonte: Guiame, Juliana SimioniAtualizado: segunda-feira, 24 de agosto de 2015 às 20:35
Palestra de Deuza Avellar no encontro da Cruz Azul e REAGE
Palestra de Deuza Avellar no encontro da Cruz Azul e REAGE

Nesse sábado (22), a Primeira Igreja dos Irmãos Menonitas do Boqueirão, em Curitiba-PR, recebeu um evento da Cruz Azul em parceria com a REAGE (Rede Cristã de Agentes em Proteção e Prevenção às Drogas).

O evento foi um encontro de pessoas que trabalham em grupos de apoio para a recuperação de viciados e contou com participações especiais como a da psicóloga clínica e especialista em traumas, Deuza Avellar, falando sobre o chamado de cuidar de pessoas.

Na palestra, ela frisou a importância de se tornar resistente a frustrações para não desistir das pessoas que voltam a cair no vício. Deuza lembrou que para ajudar a essas pessoas não é preciso ter recursos, mas sim estar com as mãos vazias para pode estendê-las a esses dependentes que precisam de quem acredite neles. Afinal, segundo ela mesma afirma: “Relacionamentos curam”.

Em entrevista ao GUIAME, a psicóloga define o que é cuidar de pessoas. “É ser companheiro de caminhada por um tempo determinado, em que você vai ajudar o outro a encontrar a integração de história que ele precisa para se resignificar como pessoa”.

Ubiratan da Silva, coordenador de relação institucional da REAGE, também participou do evento e considerou sua palestra uma provocação e reflexão do papel da Igreja no contexto atual da sociedade e das políticas públicas.

Para ele, o assunto drogas é novo para muitos líderes e famílias, levando em conta que tempo atrás era considerado um problema apenas de periferia, mas hoje afeta todas as classes sociais. “A Igreja precisa entender o papel dela no contexto dessas famílias com especificidades culturalmente diferenciadas, mas com desafios que não conseguem resolver”, explica.

A Cruz Azul, organizadora do evento, é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, cristã, interdenominacional e que tem por missão a promoção da vida sem drogas, visando a saúde física, psicológica e espiritual do indivíduo.

Em entrevista ao GUIAME, Edel Ristow, assistente de grupos de apoio da Cruz Azul no Brasil, destacou a importância das associações parceiras para a realização desse trabalho com os coordenadores de grupos de apoio.

“Os valores e princípios dessas entidades harmonizam com o que a Cruz Azul espera e entende. São organizações com pessoas muito sérias e eu me sinto privilegiada”, disse ela.

Sobre a parceria das igrejas nesse trabalho com os viciados em drogas, a psicóloga Deuza destacou algo importante sobre o fato de que o fator financeiro nunca é o mais importante. "As igrejas têm muito material humano, pessoas dispostas e que podem ser treinadas para voluntariamente doar o seu tempo".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições