Em vídeo, Boko Haram garante lealdade ao Estado Islâmico

"Anunciamos nossa lealdade ao califa... vamos ouví-lo e obedecê-lo em tempos de dificuldade e prosperidade", diz homem no vídeo divulgado

Fonte: Guiame, com informações da BBC BrasilAtualizado: segunda-feira, 9 de março de 2015 às 13:26
Grupo nigeriano Boko Haram
Grupo nigeriano Boko Haram

Em um vídeo publicado nesse sábado (7), o grupo nigeriano Boko Haram anunciou lealdade ao Estado Islâmico.

Embora não tenha autencidade comprovada, a mensagem foi divulgada através do Twitter, e acredita-se que seja de Abubakar Shekau, líder do Boko Haram.

O grupo terrorista nigeriano luta, desde 2009, para impor a sharia, lei islâmica, no norte da Nigéria. E o Estado Islâmico tem avançado na Síria e no Iraque com o objetivo de criar um califado - m estado com um único líder político e religioso e no qual deve vigorar a sharia.

"Anunciamos nossa lealdade ao califa... vamos ouví-lo e obedecê-lo em tempos de dificuldade e prosperidade", diz o homem que aparece no vídeo do Boko Haram.

'Califa Ibrahim' é como é conhecido o líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi.

Para Jim Muir, especialista em assuntos do Oriente Médio, não é fácil entender as consequências que a aliança entre Estado Islâmico e Boko Haram podem gerar, mas ele acredita que ela "faz com que o EI pareça uma organização mais global."


.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições