Em um vídeo publicado nesse sábado (7), o grupo nigeriano Boko Haram anunciou lealdade ao Estado Islâmico.
Embora não tenha autencidade comprovada, a mensagem foi divulgada através do Twitter, e acredita-se que seja de Abubakar Shekau, líder do Boko Haram.
O grupo terrorista nigeriano luta, desde 2009, para impor a sharia, lei islâmica, no norte da Nigéria. E o Estado Islâmico tem avançado na Síria e no Iraque com o objetivo de criar um califado - m estado com um único líder político e religioso e no qual deve vigorar a sharia.
"Anunciamos nossa lealdade ao califa... vamos ouví-lo e obedecê-lo em tempos de dificuldade e prosperidade", diz o homem que aparece no vídeo do Boko Haram.
'Califa Ibrahim' é como é conhecido o líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi.
Para Jim Muir, especialista em assuntos do Oriente Médio, não é fácil entender as consequências que a aliança entre Estado Islâmico e Boko Haram podem gerar, mas ele acredita que ela "faz com que o EI pareça uma organização mais global."
.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições