Emissora associa imagem de 'distintivo' nazista ao Yom Kippur e gera polêmica, nos EUA

A 'CW' de Chicago (EUA) pediu perdão pelo ocorrido, mas não explicou como a imagem acabou chegando ao plano de fundo do estúdio do noticiário.

Fonte: Guiame, com informações do News Cast StudioAtualizado: quarta-feira, 23 de setembro de 2015 às 16:17

Enquanto o apresentador do noticíario falava sobre o feriado do Yom Kippur, a imagem nazista aparecia ao fundo. (Imagem: WGN News / Reprodução)

Uma emissora de Chicago (EUA) teve que emitir um pedido de desculpas depois de exibir um gráfico que caracteriza a imagem de um símbolo amplamente associado com o Holocausto para noticiar a celebração do Yom Kippur, nesta quarta-feira (23).

Durante o noticíario 'WGN News Tribune' de propriedade da filial da CW, em Chicago estava fazendo a cobertura do feriado judaico do Yom Kippur e usou a imagem - mostrada acima - que à primeira vista, parece uma estrela de Davi, mas foi usada em um tipo de 'distintivo' para diferenciar os judeus, antes e durante Segunda Guerra Mundial.

O holocausto judeu foi um dos maiores massacres da história, documentados até hoje, matando milhões de israelenses, nos campos de concentração e nos guetos, de diversos países da Europa.

O editor de uma revista e um jornal da área jurídica de Chicago comentou o fato e criticou a gafe da emissora.

"Caramba, WGNNews! esta é a sua imamgem para falar de um feriado judaico? Ninguém pensou que esta é uma má escolha de foto?", questionou Marc Karlinsky.

A emissora pediu perdão pelo ocorrido, mas não explicou exatamente como a imagem chegou ao plano de fundo do estúdio do programa.


"Dia do Perdão"

O Yom Kippur é considerado o dia mais importante da religião judaica, celebrado no décimo dia de tishrei (entre setembro e outubro).

Nesta data, israelenses se dedicam a um tempo de reflexão, orações e expressam seu arrependimento, pedindo perdão por seus erros.

Além de ser considerado o 'Dia do Perdão', o Yom Kippur também é lembrado por muitos como um dia de prestações de contas. Segundo a cultura judaica, neste dia, Deus expõe suas decisões sobre o pecado humano e os homens / mulheres também têm a oportunidade de perdoar seus devedores.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições