Escola cristã é banida de torneios após perder jogo contra equipe com trans

A diretora da Mid Vermont Christian School criticou a decisão de banir os atletas de todos os esportes da escola.

Fonte: Guiame, com informações de Fox NewsAtualizado: quinta-feira, 16 de março de 2023 às 16:54
Todas as equipes esportivas da Mid Vermont Christian School foram banidas dos torneios. (Foto: Mid Vermont Christian School).
Todas as equipes esportivas da Mid Vermont Christian School foram banidas dos torneios. (Foto: Mid Vermont Christian School).

Uma escola cristã nos Estados Unidos, que desistiu de jogar contra uma equipe com jogador trans no campeonato de basquete feminino, foi banida dos torneios estaduais.

A Associação de Diretores de Vermont (VPA), que regula o esporte no estado de Vermont, determinou que a Mid Vermont Christian School (MVCS) violou as políticas de gênero, raça e deficiência da organização. 

“O VPA reitera novamente seu apoio contínuo a estudantes-atletas transgêneros não apenas como parte da construção de uma comunidade inclusiva para que cada aluno cresça e prospere, mas também como uma expectativa clara da(s) lei(s) do estado de Vermont na Agência de Educação Melhor Práticas e na Política VPA em relação aos estudantes atletas transgêneros", afirmou a associação, em um comunicado.

A proibição vale para todas as equipes esportivas da escola cristã. A diretora da Mid Vermont, Vicky Fogg, declarou que cancelar o colégio não resolverá o problema.

“A Mid Vermont Christian School está desapontada com a decisão do Conselho Executivo da VPA de nos proibir de participar de todas as atividades", declarou a diretora à Fox News Digital, na terça-feira (14). 

"Pretendemos apelar da decisão. Cancelar nossa associação não é uma solução e não faz nada para lidar com a questão muito real de segurança e justiça enfrentada pelo esporte feminino em nosso amado estado. Instamos o VPA a reconsiderar suas políticas e equilibrar os direitos de todos os atletas”.

Relembre o caso

No mês passado, a equipe feminina de basquete da escola cristã, o Eagles, foi escalada para jogar contra o Long Trail Mountain Lions durante o campeonato estadual.

Mas, depois que foi revelado que um estudante transgênero estava na equipe adversária, o time Eagles decidiu desistir do jogo e perdeu o campeonato.

Segundo a diretora Vicky Fogg, a escola cristã considerou que era injusto e perigoso as alunas jogarem contra um homem.

"Desistimos do torneio porque acreditamos que jogar contra um adversário com um homem biológico põe em risco a justiça do jogo e a segurança de nossas jogadoras. Permitir que homens biológicos participem de esportes femininos abre um mau precedente para o futuro dos esportes femininos em geral”, afirmou Vicky, anteriormente à Fox News.

Política trans no esporte

Uma lei estadual de Vermont permite que estudantes atletas participem de esportes que correspondem a sua identidade de gênero.

Segundo a Agência de Educação de Vermont, a permissão para a participação de trans em competições é analisada caso a caso.

A Agência ainda estabeleceu que alunos transgêneros não devem ser obrigados a usar o banheiro ou o vestiário “que entre em conflito com a identidade de gênero".

Nos últimos meses, a política trans no esporte de Vermont já causou conflitos em escolas. 

Como o caso de uma equipe feminina de vôlei da Escola Secundária de Randolph que foi banida do próprio vestiário, depois de protestar contra a presença de um estudante trans no local.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições