Estado Islâmico liberta 22 cristãos assírios e grupo humanitário declara: "É um sinal de esperança"

Não ficou claro exatamente quantos assírios ainda permanecem nas mãos dos militantes islâmicos ultra-radicais, mas o chefe do Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que o grupo terrorista ainda detém mais de 150 pessoas.

Fonte: Guiame, com informações do Christian TodayAtualizado: quarta-feira, 12 de agosto de 2015 às 12:16
Assírios que fugiram das aldeias nos arredores de Tel Tamr, se reúnem fora de uma Igreja, na cidade de al-Hasaka.
Assírios que fugiram das aldeias nos arredores de Tel Tamr, se reúnem fora de uma Igreja, na cidade de al-Hasaka.

O Estado Islâmico (EI) libertou 22 das dezenas de cristãos assírios que haviam sido sequestrados em suas aldeias no nordeste da Síria, no início deste ano. As informações foram passadas por um grupo de acompanhamento na última terça-feira (11).

Não ficou claro exatamente quantos assírios ainda permanecem nas mãos dos militantes islâmicos ultra-radicais, mas o chefe do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, baseado na Grã-Bretanha, Rami Abdulrahman disse que o grupo terrorista ainda detém mais de 150 pessoas neste mesmo cativeiro.

O EI havia sequestrado mais de 200 assírios em fevereiro deste ano (2015), quando seus combatentes invadiram mais de uma dúzia de aldeias habitadas pela minoria cristã antiga perto de Hasaka, uma cidade do nordeste, habitada principalmente por curdos.

O chefe de um grupo sírio / assírio na Suécia, Afram Yakoub confirmou a libertação dos 22 reféns e disse que todos os prisioneiros libertados eram homens e mulheres de idade avançada.

Abdulrahman disse que um resgate foi pago, mas Yakoub negou a informação.

"Alguns têm problemas de saúde. Sendo assim, acreditamos que os militantes os libertaram por questões de saúde e porque eles são idosos", disse Yakoub à Reuters, por telefone.

"A libertação é um pequeno sinal de esperança. Isso nos dá alguma esperança de que algum dia aqueles restantes também serão libertos".

Em março deste ano, o grupo já havia liberto outros 19 prisioneiros deste mesmo cativeiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições