Evangélica é nomeada por Eduardo Cunha como nova diretora de Recursos Humanos, mas descarta critério religioso na escolha

Maria Madalena da Silva é formada em Direito e Teologia, mas afirma que a escolha de Cunha não se baseou em qualquer critério religioso.

Fonte: Guiame, com informações da UOL Atualizado: segunda-feira, 23 de março de 2015 às 18:25
Eduardo Cunha é presidente da Câmara Federal e assume sua fé protestante.
Eduardo Cunha é presidente da Câmara Federal e assume sua fé protestante.

A nomeação da nova diretora de Recursos da Câmara tem gerado divergências de opiniões dentro e fora da Casa. Entre os principais pontos criticados, está o fato da nomeada para assumir o setor ser evangélica - assim como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Maria Madalena da Silva é advogada e teóloga de formação. Em depoimento ao Congresso em Foco (UOL), ela negou que a sua indicação por parte de Cunha tenha qualquer motivação religiosa.

Segundo o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que é católico, a indicação para a Diretoria de Recursos Humanos deve seguir "critérios apartidários".

“A gente precisa analisar. Indicar alguém da Casa, com longo tempo de serviço, tudo bem. Se isso significar até boa experiência para o coletivo, também tudo bem. O que não pode haver é escolha por critérios de simpatia partidária e, muito menos, de identidade religiosa”, declarou.

Já o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) considerou o fato de o Brasil ser um país laico e afirmou que a indicação de alguém para uma função como esta (Diretoria de Recursos Humanos) independe da confissão de fé quem a ocupa.

“A religião de quem ocupa postos importantes não é o que deve doutrinar a ação da função pública, e sim a sua competência, a sua história e os seus compromissos com objetivo de que aquele cargo necessita. Qualquer que seja a religião, em um país que tem a sua separação de estados e o respeito à diversidade religiosa, é algo que tem o nosso respeito”, disse.

“Só vejo problema [na indicação de Madalena] se houver desvio de função ou a utilização do cargo em prol da religião. Aí, sim, é um desvio. Mas qualquer brasileiro tem a sua religião, e sua religião tem que ser respeitada no exercício das funções”, acrescentou.

Arquivo
Recentemente, Cunha comentou as críticas feitas a deputados que se assume evangélicos. Segundo o parlamentar, o fato de um político confessar a fé protestante pode gerar um tratamento diferente com relação aos de outras religiões.

“Ninguém fala sobre deputados católicos ou espíritas, mas falam sempre de ‘evangélicos’”, lamentou.

 

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições