Fiéis realizam culto na chuva após temporal destruir igreja em SP

Pastor disse que decidiu fazer o culto debaixo de chuva porque a igreja não são as paredes, somos nós.

Fonte: Guiame, com informações da TribunaAtualizado: quarta-feira, 30 de janeiro de 2019 às 18:46
Igreja em Praia Grande foi destruída por temporal faz culto embaixo de chuva (Foto: Arquivo Pessoal/Wellington Souza)
Igreja em Praia Grande foi destruída por temporal faz culto embaixo de chuva (Foto: Arquivo Pessoal/Wellington Souza)

Um forte temporal na cidade de Praia Grande, no litoral paulista, destruiu o templo da Comunidade Apostólica Árvore da Vida, fazendo com que seus fiéis realizassem o culto na chuva. Segundo o pastor Wellington Souza, a ventania começou pela praia e se concentrou no bairro onde se localiza a igreja, que foi quase que totalmente danificada.

De acordo com reportagem do jornal Tribuna, a ventania arrancou um portão de metal que ficava na frente do galpão, destruiu telhas, forro e grande parte da lateral direita da igreja. Além disso, a chuva quebrou ventiladores, caixas de som, microfones, projetor de imagem e grande parte da iluminação do local.

O pastor estava trabalhando quando soube do ocorrido. “A primeira sensação é de tristeza, muita tristeza, choro entalado. Como pastor, a gente tem que engolir o choro, para poder ser forte e fortalecer os outros. Nós não temos a oportunidade de chorar a nossa dor”, desabafou.

Na hora só havia uma pessoa na igreja, que apesar do susto não se feriu. Diante do estrago feito pelo temporal, não foi possível realizar o culto no templo destruído.

Ventania destruiu telhas, forro e grande parte da lateral direita da igreja (Foto: Arquivo Pessoal/Wellington Souza)

Depois da tempestade

Uma campanha realizada na igreja com o tema “Depois da tempestade” fez com que o pastor se animasse diante das imagens de destruição que recebeu pelo celular. Ele conta que durante sete semanas foram pregadas mensagens sobre as coisas boas que acontecem depois dos problemas.

“Isso trouxe conforto ao meu coração. Eu saí de Santos, fui à igreja, o pessoal estava muito entristecido, todos chorando, me abraçando e me dando palavras de conforto. Juntei as pessoas ali na frente da igreja mesmo e tentei consolá-las, dizendo que tudo ia ficar bem”, relatou.

Wellington disse que naquele momento decidiu realizar o culto na rua lateral da igreja mesmo debaixo de chuva. “Estamos realizando os cultos debaixo de chuva mesmo. As paredes do templo foram danificadas, o telhado foi destruído, mas a igreja está intacta, porque a igreja somos nós mesmos. Então, nós estávamos lá, como igreja do lado de fora, sem teto, mas muito felizes adorando ao nosso Deus”, disse.

O pastor conta que as pessoas estão mais motivadas do que entristecidas, e que o acontecido aproximou mais os fiéis. “Essas destruições têm a força de ativar a solidariedade das pessoas. Estávamos lá com alegria, glorificamos a Deus por tudo, por ninguém ter se ferido. Estamos buscando força para nos reerguermos novamente”, apontou.

Comunidade Apostólica Árvore da Vida antes de ser destruída pelo temporal em Praia Grande. (Foto: Arquivo Pessoal/Wellington Souza)

Reconstrução

A igreja ficou bastante danificada e para reconstrui-la, o pastor diz que precisará da ajuda e solidariedade das pessoas. “Não temos muito o que fazer. Os danos foram muito altos, e a igreja não possui fundos para arcar com o prejuízo. Precisamos de mão de obra especializada, pois o teto da igreja é alto, e todos os equipamentos precisam ser substituídos”, disse.

O pastor conta que toda a comunidade local está ajudando. Os fieis estão empenhados, falando e replicando os vídeos nas redes sociais, e tentando de alguma forma. “É bonito de ver, porque são pessoas que não têm tantas posses, são trabalhadores de origem humilde, mas que se dispõem a oferecer o pouco que têm pra ajudar”, relatou.

Wellington pede ajuda para as pessoas que puderem colaborar com a igreja. “Apesar da dor de ver tudo se perder, eu creio e acredito que as coisas vão ficar mais bonitas depois de reconstruir. A igreja precisa ser resiliente, porque por problemas sempre passaremos, e dificuldades sempre teremos, Mas, é como nos comportamos em meio às dificuldades que determina quem somos e em quem confiamos”, finalizou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições