Igreja Copta canoniza os 21 cristãos decapitados pelo Estado Islâmico na Líbia

Os nomes serão inseridos no Copta Synaxarium, lista oficial da Igreja Oriental dos Mártires, um procedimento semelhante ao de canonização na Igreja Romana.

Fonte: Guiame, com informações de Breitbart e InforgospelAtualizado: quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 às 12:28
Ícone dos 21 mártires, desenhado por Tony Rezk, será a imagem oficial para do testemunho dos cristãos na Igreja Copta.
Ícone dos 21 mártires, desenhado por Tony Rezk, será a imagem oficial para do testemunho dos cristãos na Igreja Copta.

 

A Igreja Ortodoxa Copta anunciou que os 21 cristãos egípcios assassinados pelo Estado Islâmico na Líbia serão incluídos na lista da igreja como mártires e santos.

O papa Tawadros II, da Igreja Copta, disse que os nomes serão inseridos no Copta Synaxarium, lista oficial da Igreja Oriental dos Mártires, um procedimento semelhante ao de canonização na Igreja Romana.

Os cristãos coptas foram decapitados pelo grupo terrorista Estado Islâmico, que divulgou o vídeo em 15 de fevereiro. Produzido pela produtora do grupo, Al Hayat Mídia, o filme foi intitulado “uma mensagem assinada com sangue à Nação da Cruz”.

“Não faz diferença se são católicos, ortodoxos, coptas ou protestantes. Eles são cristãos! O sangue deles confessa Cristo”, disse o Papa Católico, Francisco.

Beshir Kamel, irmão de dois dos mártires coptas, disse que estava orgulhoso de seus irmãos Bishoy e Samuel, e que seu martírio era “uma questão de honra para o cristianismo”.

"O Estado Islâmico nos deu mais do que pedimos quando eles não cortaram a parte onde eles declararam sua fé, chamando Jesus Cristo. Estado Islâmico nos ajudou a fortalecer a nossa fé ", disse ele em entrevista a um programa árabe.

Falando sobre perdão, Kamel lembrou: “Minha mãe, uma mulher sem instrução em seus 60 anos, disse que diria para [os militantes] entrarem em sua casa e pedirem a Deus para abrir seus olhos, porque eles eram a razão de seus filhos entrarem no Reino dos Céus”. 

Entenda o que é a Igreja Copta

Os Coptas são cristãos do Egito, que tiveram a Igreja estabelecida pelo apóstolo Marcos em meados do século I (aproximadamente no ano 60). É uma igreja não-calcedoniana, ou seja, uma igreja cristã que não está em comunhão com a Igreja Ortodoxa nem com a Igreja Católica.

É a igreja cristã nacional do Egito – na origem, Copta significa egípcio – e uma das comunidades mais antigas do mundo. É governada pelo o Papa Tawadros II de Alexandria, juntamente com o seu Sínodo.

Estima-se que os cristãos estejam entre 8 e 12% da população do Egito, o que significa cerca de 10 milhões. Existe ainda uma grande dispersão dos Coptas, com cerca de 1,5 milhões nos EUA e Canadá. Na Europa as maiores comunidades encontram-se em França e no Reino Unido, com algumas dezenas de milhares. Há ainda meio milhão de coptas no Sudão, que faz fronteira com o Egito.

Os coptas têm atribuído características para o Cristianismo, principalmente no que diz respeito à tradição monástica, ou seja, a abdicação dos objetivos comuns dos homens em prol da fé – como faz uma freira, por exemplo. Deve-se ainda aos coptas a preservação de inúmeros textos sagrados.

Hoje é uma minoria num país esmagadoramente muçulmano, e são frequentemente perseguidos e opressos.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições