Igrejas enviam socorro após terremoto na Indonésia matar 268 pessoas

O terremoto matou pelo menos 268 pessoas, muitas delas crianças. Além disso, outras 1.000 estão feridas.

Fonte: Guiame, com informações da Reuters e MNNAtualizado: terça-feira, 22 de novembro de 2022 às 17:03
Imagem ilustrativa. Australianos nas buscas após terremoto na Indonésia. (Foto: AusAID)
Imagem ilustrativa. Australianos nas buscas após terremoto na Indonésia. (Foto: AusAID)

Um terremoto que atingiu Java, na Indonésia, matou pelo menos 268 pessoas, muitas delas crianças, informaram autoridades nesta terça-feira (22). Equipes de resgate estão nos escombros à procura de 151 ainda desaparecidas.

O terremoto de magnitude 5,6 atingiu a província de Java Ocidental, a mais populosa da Indonésia, na tarde de segunda-feira (21). Os tremores também causaram danos à cidade de Cianjur, cerca de 75 km a sudeste da capital, Jacarta.

Mais de 1.000 pessoas ficaram feridas, 58.000 deslocadas e 22.000 casas foram destruídas, segundo o chefe da agência de desastres, Suharyanto.

Muitas das fatalidades aconteceram quando prédios mal construídos desabaram. Muitas das vítimas eram crianças que estavam na escola no momento do terremoto, disse Henri Alfiandi, chefe da Agência de Busca e Resgate da Tailândia (Basarnas).

Apoio das igrejas

De acordo com Juserdi Purba, diretor da missão Asian Access na Indonésia, o terremoto em Cianjur “destruiu muitas casas e centenas de pessoas ficaram feridas.”

As igrejas vinculadas à Asian Access se mobilizaram rapidamente para enviar ajuda, trabalhando por meio de um seminário próximo à zona do terremoto.

“Tentamos arrecadar doações para ajudar as pessoas, fornecendo comida, água e roupas”, disse Purba ao site Mission Network News. “Queremos mostrar o amor de Cristo a elas.”


Danos em Palu, Indonésia, após terremoto. (Foto: Devina Andiviaty/Wikimedia Commons)

Abrangendo o chamado Anel de Fogo, uma zona sísmica altamente ativa, onde há o encontro de diferentes placas tectônicas, a Indonésia tem uma história de terremotos devastadores.

Em 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na ilha de Sumatra, no norte da Indonésia, provocou um tsunami que atingiu 14 países, matando 226.000 pessoas.

Fortes terremotos de magnitude 6 ou 7 são relativamente comuns na Indonésia, especialmente ao largo da costa, onde correm as falhas. Contudo, o terremoto de segunda-feira, mesmo com uma magnitude menor, teve consequências mortais porque atingiu a terra a uma profundidade mais rasa.

“Muitas pessoas não sabem exatamente quando os terremotos vão acontecer. O governo tentou ajudar a população local a se preparar para enfrentar qualquer terremoto”, disse Purba, diretor da missão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições