Índice de aprovação do Papa Francisco cai nos Estados Unidos

Entre os conservadores, o descontentamento é ainda mais acentuado: apenas 45% encara Francisco de maneira favorável hoje, um número que chegou a 72% no último ano.

fonte: Guiame, com informações de Religion News Service

Atualizado: Quarta-feira, 22 Julho de 2015 as 11:59

O descontentamento com o Papa Francisco parece estar substituindo sua popularidade nos EUA.
O descontentamento com o Papa Francisco parece estar substituindo sua popularidade nos EUA.

 

O descontentamento com o Papa Francisco parece estar substituindo sua popularidade nos Estados Unidos, segundo uma nova pesquisa desenvolvida pela Gallup. O favoritismo do pontífice entre os americanos caiu para 59% comparado a um pico de 76% no ano passado.

Entre os conservadores, o descontentamento é ainda mais acentuado: apenas 45% encara Francisco de maneira favorável hoje, um número que chegou a 72% no último ano.

"Esse declínio pode ser atribuído a denúncia do papa pela "idolatria ao dinheiro" e por atribuir a mudança climática à atividade humana, junto com sua paixão pela desigualdade de renda – todas as questões que estão em desacordo com as crenças de muitos conservadores", disse a analista da Gallup Art Swift.

No entanto, o fervor liberal pelo papa argentino, eleito com grande sucesso em março de 2013, também esfriou – caindo uma média de 14 pontos.

Alguns observadores previram que, entre os liberais que apoiaram os pontos de vista sociais do papa, o favoritismo também diminuiu quando perceberam que ele não iria alterar os ensinamentos da igreja em questões polêmicas como o aborto ou o casamento gay.

A queda não parece ser recente e rápida: uma pesquisa feita pelo Pew Research Center, em fevereiro o ano passado, mostrou que o índice de aprovação de Francisco entre todos os americanos caiu para 70%, contrapondo 90% de aprovação entre os católicos.

 

veja também