Judeus querem criar 'vaca vermelha' para acelerar a construção do terceiro templo e a vinda do Messias

O Instituto acredita que a espera de 2 mil anos para achar uma vaca avermelhada pode ser resolvida com a ajuda da ciência.

Fonte: Guiame, com informações de TerraAtualizado: segunda-feira, 24 de agosto de 2015 às 15:31
A vaca vermelha era um elemento indispensável para purificar os israelitas. (Foto: Fischer Red Angus)
A vaca vermelha era um elemento indispensável para purificar os israelitas. (Foto: Fischer Red Angus)

 

Um dos sinais da iminente vinda do Messias, para os judeus ortodoxos, é o ressurgimento de uma novilha que segue o padrão estabelecido pelo livro bíblico de Levítico. Para acelerar este processo, o Instituto do Templo se propôs a criação de uma vaca vermelha, passagem indispensável para a reconstrução do terceiro templo de Jerusalém.

"O significado da vaca vermelha consiste basicamente em um processo exclusivo de purificação e é um requisito para reconstruir o templo sagrado", afirmou o rabino Haim Richman, diretor internacional da instituição que trabalha nos preparativos da redenção.

Segundo o livro de Números, a "Para Aduma" (palavra hebraica para "vaca vermelha") era um elemento indispensável para purificar os israelitas. Os judeus ortodoxos acreditam que sem este animal, nunca lhes será possível alcançar a vida eterna.

"Deve ser uma vaca de pelo marrom-avermelhado, sobre a qual não tenha sido posto jugo, que não tenha trabalhado e que não tenha defeito físico (externo ou interno) que a desabilite para a oferta", explicou o rabino em entrevista à Agência Efe, em seu escritório de Jerusalém.

Descoberta nos Estados Unidos

Em 2014, a descoberta de um bovino Red Angus de pelagem perfeita despertou as esperanças deste e de outros grupos judaicos, embora em diferentes partes do mundo haja espécies que, a princípio, atendam às exigências bíblicas.

No entanto, Richman lembrou que nem toda vaca vermelha cumpre com os requisitos mencionados e que, mesmo assim, não poderiam trazer o animal por impedimentos legais à importação.

Esse foi o motivo que os levaram ao início de um projeto de criação, que já recolheu mais de US$ 30 mil em doações e que consistirá em implantar embriões desta espécie americana em vacas locais, até obter delas uma bezerra perfeita que, aos dois anos, possa servir para purificar o povo de Israel com suas cinzas.
 
Reconstrução do Templo

O ritual com as cinzas, descrito no antigo testamento da Bíblia, era realizado pelos sacerdotes antes de entrar no templo que ficava sobre o Monte Moriá, mas foi destruído no ano 70 pelos romanos. Atualmente o local é conhecido como a Esplanada das Mesquitas, que abriga a Cúpula da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa, o terceiro lugar mais sagrado do Islã. 

Mas nem as tensões nem as reivindicações palestinas freiam a atividade do Instituto do Templo. "Ter um vaca vermelha completamente kosher (de acordo com a Bíblia) significa simplesmente que o povo de Israel estará muito mais perto da construção do terceiro templo", disse o religioso.

Ajudando a Deus?

Richman destacou que ao contrário da ultraortodoxia mais tradicional — que deixa a chegada do messias nas mãos de Deus —, seu instituto acredita em uma política mais ativa, porque as ordens na Bíblia eram para os homens.

"Deus não nos dava ordens para ele cumprir, o fazia para que nós as cumpríssemos. Algumas têm lógica (humana) outras não", comentou.

O Instituto acredita que a espera de 2 mil anos para achar uma vaca avermelhada pode ser resolvida com a ajuda da ciência, da mesma forma como no passado buscaram e recuperaram espécies animais e vegetais para dar vida às cores e fibras da roupagem dos sacerdotes.

O objetivo do grupo, agora, é definir os protocolos para a criação destas bezerras de acordo com a lei religiosa judia (Halachá) e achar os criadores de gado que possam ajudar no nascimento da desejada "vaca vermelha".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições