Justiça dos EUA permite que mulheres recebam pílulas abortivas por correspondência

Segundo declaração da Suprema Corte dos EUA, o envio das pílulas abortivos não será proibido durante a pandemia do coronavírus.

Fonte: Guiame, com informações do IndependentAtualizado: terça-feira, 13 de outubro de 2020 às 14:31
Pílula abortiva
Pílula abortiva

A Suprema Corte dos EUA disse na quinta-feira que continuaria permitindo que as mulheres recebam pílulas abortivas pelo correio durante a pandemia de COVID-19.

A ação ocorreu após a dissidência de dois juízes conservadores que teriam concedido imediatamente um pedido da administração Trump para restabelecer a exigência de que as mulheres deveriam visitar um hospital, clínica ou consultório médico para obter um comprimido.

O tribunal fez pouco mais do que adiar sua primeira ação em uma questão relacionada ao aborto desde a morte da juíza Ruth Bader Ginsburg no mês passado. O tribunal pediu que um juiz de primeira instância analisasse a questão e decidisse dentro de 40 dias. Isso colocaria qualquer ação no tribunal superior após a eleição de 3 de novembro.

O tribunal disse em uma opinião não assinada que estava mantendo o recurso do governo "em suspenso".

O governo está pedindo permissão para fazer cumprir uma regra da Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. O governo suspendeu visitas pessoais semelhantes para outras medicações, incluindo opióides em alguns casos, mas se recusou a relaxar as regras para a obtenção da pílula abortiva.

Um juiz federal em Maryland decidiu em julho que, durante a emergência de saúde pública declarada por Alex Azar, secretário de Saúde e Serviços Humanos, os profissionais de saúde podem providenciar o envio do comprimido abortivo Mifepristona ou a entrega aos pacientes. O FDA aprovou o uso de Mifepristona em combinação com uma segunda medicação, o Misoprostol, para interromper uma gravidez precoce ou controlar um aborto espontâneo.

Os juízes Samuel Alito e Clarence Thomas disseram que teriam atendido ao pedido do governo.

“Seis semanas se passaram desde que o pedido foi apresentado, mas o Tribunal se recusa a decidir”, escreveu Alito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições