Mar Morto pode desaparecer até 2050, segundo especialistas

O nível da água diminui, atualmente, cerca de um metro por ano. Em 2013, sua superfície se encontrava a 427,13 metros abaixo do nível do mar.

Fonte: Guiame, com informações da AFPAtualizado: terça-feira, 15 de dezembro de 2015 às 13:57
Mar Morto
Mar Morto

Especialistas estimam que o Mar Morto, localizado entre Israel, Jordânia e territórios palestinos, desapareça até 2050. O motivo apontado foi a retirada de água do rio Jordão. Um projeto bilionário que une israelenses, jordanianos e palestinos tenta salvá-lo transportando água do Mar Vermelho, visto que já foi perdido cerca de 35% de sua superfície.

Por isso, no início de dezembro (2015), Israel e Jordânia lançaram uma licitação para a construção de um duto que deverá transportar água do Mar Vermelho para o Mar Morto. De acordo com o Ministério da Água e Irrigação em Amã, capital da Jordânia, o prazo para que as empresas e consórcios concorram à encomenda é de até o final de março do próximo ano.

Silvan Shalom, o vice-primeiro-ministro israelense falou na emissora i24news sobre um "passo histórico para salvar o Mar Morto". A licitação conjunta israelo-jordaniana é um "extraordinário sucesso ambiental e diplomático" e mostra "mais do que qualquer outra coisa a frutífera cooperação entre os dois países", afirmou o líder.

O Plano

A ideia é bombear todo ano 300 milhões de metros cúbicos de água do Golfo de Aqaba por meio de uma ligação de 180 quilômetros atravessando o Deserto do Neguev até o Mar Morto. Numa primeira fase deverá ser criada a infraestrutura para o projeto. Isso também inclui a usina de dessalinização com uma capacidade de 65 milhões a 85 milhões de metros cúbicos anuais. 850 milhões de euros (cerca de 3,4 bilhões de reais), foi o custo estimado pelo ministério jordaniano.

Parte da água do Mar Vermelho deverá ser canalizada para o Mar Morto, outra parte deverá se dessalinizada, beneficiando tanto israelenses quanto palestinos. A Jordânia também precisa urgentemente de água: 92% da área do país é desértica, e sua população está cada vez maior com a chegada dos refugiados sírios.

Contraponto

O projeto tem sido criticado por ambientalistas que acreditam que isso possa desencadear em um risco para o meio ambiente do mar morto e Mar Vermelho. O Golfo de Aqaba abriga corais que reagem sensivelmente às flutuações da salinidade da água.

A perda de volume começou nos anos 1960, porque Israel, Jordânia e Síria retiram cada vez mais água do rio Jordão, a principal fonte de abastecimento do Mar Morto que ganhou esse nome por conter uma quantidade de sal dez vezes superior às dos oceanos, impossibilitando a existência, por exemplo, de peixes.

O projeto de desviar água do Mar Vermelho para o Mar Morto já foi pensado há décadas. Mas somente em dezembro de 2013, Jordânia, Israel e a Autoridade Palestina chegaram a um acordo para salvar o lago salgado, como também para a divisão da água na região.

O nível da água do Mar Morto diminui, atualmente, cerca de um metro por ano. Em 2013, sua superfície se encontrava a 427,13 metros abaixo do nível do mar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições