Mulheres lutam para Deus ser chamado de 'ela', na Igreja da Inglaterra

"Usar a linguagem de ambos os sexos livraria a noção de que Deus é uma espécie de 'velho no céu'", disse a Reverenda Emma Percy.

Fonte: Guiame, com informações de The GuardianAtualizado: segunda-feira, 1 de junho de 2015 às 22:56
Rev. Libby Lane, primeira bispa mulher da Igreja da Inglaterra desde março. 
Rev. Libby Lane, primeira bispa mulher da Igreja da Inglaterra desde março. 

Depois da aprovação de mulheres nos cargos de liderança, um grupo da Igreja da Inglaterra está solicitando que Deus seja referido como "ela". O objetivo é que a Igreja reconheça o estatuto de igualdade das mulheres, reformando a liturgia oficial que descrever Deus com termos masculinos.


"A teologia ortodoxa diz que todos os seres humanos são feitos à imagem de Deus, e que Deus não tem um gênero. Ela engloba gênero - que tanto é masculino e feminino ou além de masculino e feminino. Então, quando nós falamos de Deus na forma masculina, temos uma compreensão deficiente de quem é Deus", disse a Reverenda Jody Stowell, uma das líderes do grupo de pressão.


Stowell explica que as discussões sobre a terminologia de Deus surgiram em um debate sobre fé em Westminster, onde foi questionado se a consagração de bispas mulheres faria diferença na Igreja da Inglaterra.


"Usar a linguagem de ambos os sexos livraria a noção de que Deus é uma espécie de 'velho no céu'", disse a Reverenda Emma Percy.
"Nos últimos dois ou três anos temos visto um ressurgimento real do feminismo, e as pessoas mais jovens são muito mais interessadas sobre esteriótipos nas categorias de gênero. Precisamos ter uma linguagem sobre Deus que o mostre em diversos termos", disse Percy.


O perigo do feminismo
Para o pastor Hernandes Dias Lopes, o machismo é um extremo perigoso e o feminismo uma reação igualmente perigosa. Se o machismo explora as mulheres e as trata como um ente inferior, o feminismo se esforça para desfazer os princípios dados por Deus na relação familiar.


Não há superioridade nem inferioridade entre homem e mulher, mas Deus colocou o homem como cabeça. A Palavra de Deus é clara: "Deus é o cabeça de Cristo, Cristo é o cabeça de todo o homem e o homem é o cabeça da mulher" (1Co 11.3).


Assim como Cristo não é inferior a Deus, pois ele é Deus, assim também a mulher não é inferior ao homem. Porém, como Deus é Deus de ordem, ele estabeleceu que o homem deve ser o líder do seu lar. Deve amar sua mulher como Cristo amou a igreja e a mulher deve se submeter ao marido no Senhor, como a igreja é sujeita a Cristo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições