Organizações evangélicas se unem contra a redução da maioridade penal

"A tentativa de rebaixar a idade penal como principal medida para conter a violência é uma grande hipocrisia", afirma a Visão Mundial

Fonte: GuiameAtualizado: quarta-feira, 25 de março de 2015 às 14:44
Redução da maioridade penal. Sim ou não? _ imagem ilustrativa
Redução da maioridade penal. Sim ou não? _ imagem ilustrativa

Em debate na na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, tem dividido opiniões.

Aliadas contra a redução da maioridade penal, a Visão Mundial, a Rede Nacional de Ação Social (RENAS), e a Rede Fale usam a internet para expôr seu ponto de vista e lutar contra a ideia da aprovação da proposta.

Em publicação via rede social, a Visão Mundial cita dados do Conselho Nacional de Justiça sobre infrações cometidas por menores e sobre abandono dos estudos para concluir: "A correlação entre os atos infracionais cometidos por adolescentes e a deficiência na escolarização é bastante evidente."

"A tentativa de rebaixar a idade penal como principal medida para conter a violência é uma grande hipocrisia e iniquidade para com a população infantil do Brasil, onde seus direitos fundamentais são negados diariamente. Como militantes da infância, comprometidos com a vida plena para todas as pessoas, em especial para crianças e adolescentes, posicionamo-nos em favor da vida e comprometemo-nos em denunciar toda forma de distorção da realidade, criminalizando quem, na verdade, é vítima", pondera a Visão Mundial.

A RENAS divulgou uma carta aberta aos parlamentares evangélicos, pedindo que eles considerem alguns pontos citados. "Nossa sociedade e Estado têm negado todos os direitos ao pleno desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes, do nascimento à juventude. Nossos parlamentares e sociedade em geral estaremos sendo hipócritas ao propor a redução da idade penal enquanto não garantimos todas as oportunidades de desenvolvimento para as nossas crianças e adolescentes", lamenta a orgazanição.

Fazendo menção a Moisés e Jesus, que sofreram perseguição ainda crianças por autoridades como Faraó e Herodes, a RENAS pede um posicionamento das autoridades atuais. "A juventude brasileira tem sido a maior vítima da grande violência que ocorre em nossas cidades e não pode ser ainda mais castigada como bodes expiatórios de uma sociedade e Estado negligentes com seus direitos básicos."

Da mesma forma, a Rede Fale condena a aprovação da redução da maioridade penal. Na internet, a organização apoia a campanha 'Eu Digo Não À Redução Da Maioridade Penal #EvangélicosContraRedução' e divulga vídeos com apoiadores da campanha embasando o posicionamento da Fale.


.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições