Papa não fala claramente contra o aborto em discurso nos EUA e é criticado por senador cristão

Segundo o senador James Lankford, o Papa Francisco 'perdeu uma oportunidade de ouro', na qual poderia expressar o posicionamento da igreja Católica com relação ao aborto, enquanto o país vive dias em que o assunto tem gerado debates.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: sábado, 26 de setembro de 2015 às 22:34
Papa Francisco
Papa Francisco

Enquanto o Papa Francisco proferia o primeiro discurso de um pontífice endereçado a uma sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos, na última quinta-feira (24), os católicos que se reuniram no gramado do Capitólio elogiaram a abordagem do líder, enquanto o senador James Lankford (representante de Oklahoma) expressou desapontamento pelo fato de não haver uma condenação clara contra o aborto na mensagem papal.

Em uma entrevista ao 'Christian Post', Lankford, um ex-líder de juventude da Igreja Batista, que participou da sessão conjunta, disse que o papa Francisco 'perdeu uma oportunidade de ouro', na qual poderia expressar a oposição histórica da Igreja Católica contra o aborto. Os Estados Unidos vivem atualmente um contexto no qual uma de suas maiores organizações provedoras de abortos legalizados - e financiada parcialmente pelo governo - foi flagrada envolvendo-se em um esquema de vendas de órgãos / tecidos de bebês abortados.

Em seu discurso de 50 minutos, Francisco afirmou que a "regra de ouro nos lembra de nossa responsabilidade de proteger e defender a vida humana em todas as fases do seu desenvolvimento". Embora essa linha seja geralmente usado com relação ao aborto e cuidar de idosos e doentes, o Papa Francis usou a expressão em um contexto no qual defendia a abolição global da pena de morte.

"Eu fiquei um pouco surpreso que ele tenha configurado essa conversa sobre como todas as fases da vida são valiosas e em seguida, moveu-se imediatamente para uma conversa sobre a pena de morte", afirmou Lankford. "Em nosso país, obviamente, a conversa em curso agora é sobre a vida de uma criança, e sobre como as crianças são valiosas com os vídeos Planned Parenthood e tantas outras coisas."

"Foi uma oportunidade perdida, na qual poderia ser expresso o quão importante são as crianças", acrescentou Lankford. "Para levantar a questão de que toda a vida é preciosa desde o começo até o fim e depois partir para a pena de morte, eu teria apreciado que se ele aprofundasse mais no raciocínio inicial".

Apesar de Francisco não abordar explicitamente a questão do aborto, Lankford elogiou o papa por falar sobre a questão vital da família, que o papa alertou que está sendo "ameaçada, talvez como nunca antes, interna e externamente", enquanto "relações fundamentais estão sendo colocadas à prova, como é o caso da própria base do matrimônio".

"Quando ele começou com a família e também fechou com este subtema, falando sobre as questões fundamentais da família em nossa sociedade, eu achei que isso foi muito, muito importante. Eu acho que este é um grande problema que temos de resolver," Lankford afirmou.

Lankford também disse que ele acredita que fala o Papa Francisco 'não seja muito político e que ele está usando a Regra de Ouro para não "dar lições" ao Congresso, assim como ele não gostaria que os membros do Congresso fizessem em uma palestra no Vaticano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições