Pastor é preso enquanto fazia culto ao ar livre no Chile

Um pastor foi preso no Chile por fazer um culto na rua com cerca de 50 pessoas, mesmo respeitando as regras de distanciamento e uso de máscaras.

Fonte: Guiame, com informações do Noticiero CristianoAtualizado: terça-feira, 14 de julho de 2020 às 18:44
Fiéis presentes no culto ao ar livre do Ministerio Apostólico Bajo Cielos Abiertos. (Foto: Reprodução/Noticiero Cristiano)
Fiéis presentes no culto ao ar livre do Ministerio Apostólico Bajo Cielos Abiertos. (Foto: Reprodução/Noticiero Cristiano)

Um pastor foi preso no último domingo (12) enquanto realizava um culto ao ar livre com cerca de 50 pessoas na cidade de Arica, no Chile.

A ação da 3ª Delegacia de Arica aconteceu após queixas dos vizinhos sobre o culto promovido pelo Ministerio Apostólico Bajo Cielos Abiertos.

O promotor de plantão ordenou que fosse feito o registro de todos os participantes, inclusive menores de idade, e ordenou a prisão do pastor José Luis Calzadilla, que liderava o encontro. O pastor foi liberado na tarde de segunda-feira (13). 

O pastor, de nacionalidade venezuelana, é acusado de violar o artigo 318 do Código Penal chileno e as diretrizes do Ministério da Saúde. Além da prisão do pastor, as autoridades de saúde e a polícia chilena fecharam o local de culto. 

A Unidade Evangélica do Chile (UECH) expressou seu pesar pela prisão do pastor.  A organização acredita que a operação “constitui uma violação grave da liberdade religiosa” no Chile.

“Há um assédio contra a igreja. Shopping centers e outros tipos de locais não estão sendo controlados com a dureza que é feita contra as atividades religiosas. Mas colocaremos toda a nossa disposição para ajudar qualquer pastor dentro do território”, enfatizou o advogado Rodrigo Aguilera.

O pastor José Lema, porta-voz da coordenação de Entidades Evangélicas Pentecostais do Chile, expressou sua preocupação com o caso. “Ele estava cumprindo absolutamente todos os regulamentos. Vimos as fotografias da atividade e à distância havia menos de 50 pessoas, havia no máximo 30”, ponderou.

“Havia distanciamento físico, máscaras, portanto acreditamos que é mais um episódio de assédio generalizado à igreja evangélica”, disse Lema.

O pastor disse ainda que irá apresentar uma carta ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, nesta quarta-feira (15). “Estamos organizando um encontro com alguns ministros. Vamos expressar nosso completo descontentamento, porque isso está acontecendo com os pastores no Chile”, disse o pastor Lema.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições