Pesquisadores de Cambridge alertam para os '4 cavaleiros do apocalipse climático'

Um estudo da Universidade de Cambridge indica que o aquecimento global pode desencadear mais crises e pandemias.

Fonte: Guiame, com informações do Daily MailAtualizado: quarta-feira, 3 de agosto de 2022 às 14:07
Pesquisador Luke Kemp, principal autor do estudo. (Foto: CSER/Cambridge University)
Pesquisador Luke Kemp, principal autor do estudo. (Foto: CSER/Cambridge University)

Pesquisadores da Universidade de Cambridge acreditam que o aquecimento global pode desencadear uma guerra nuclear, uma crise financeira ou uma pandemia em nível de extinção já em 2070.

“Há muitas razões para acreditar que as mudanças climáticas podem se tornar catastróficas, mesmo em níveis moderados de aquecimento”, disse Luke Kemp, principal autor do estudo, de acordo com o site britânico Daily Mail.

No estudo, os pesquisadores expressam preocupação em quatro áreas-chave, que eles chamam de “quatro cavaleiros” do jogo climático: a fome e a desnutrição; o clima extremo; os conflitos e as doenças transmitidas por vetores.

Os pesquisadores avaliam que a mudança climática desempenhou um papel em todos os eventos de extinção em massa na história, ajudando a derrubar impérios.

“Efeitos indiretos como crises financeiras, conflitos e novos surtos de doenças podem desencadear outras calamidades e impedir a recuperação de desastres potenciais, como a guerra nuclear”, diz o estudo.

As estimativas dos pesquisadores indicam que áreas de calor extremo, onde as temperaturas médias anuais são superiores a 29°C, cobrirão dois bilhões de pessoas até 2070.

Outro ponto em destaque é a questão da oferta global de alimentos, que é ameaçada em meio ao aumento das temperaturas. Isso aumenta o risco de “colapsos coletivos” mesmo nas áreas mais produtivas do mundo, segundo os pesquisadores.

O que a Bíblia diz sobre os quatro cavaleiros do Apocalipse

Em Apocalipse 6, a Bíblia diz que quando o Cordeiro abriu os quatro primeiros selos (do total de 7 selos), quatro cavalos foram liberados sobre a Terra.

Primeiro selo – cavalo branco

“Seu cavaleiro empunhava um arco, e foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava como vencedor determinado a vencer.” (Apocalipse 6:2)

A interpretação mais aceita pelos teólogos sobre essa simbologia é que o cavalo branco representa a chegada do Anticristo e seu governo global, propondo a princípio “paz e segurança”.

Segundo selo – cavalo vermelho:

“Seu cavaleiro recebeu poder para tirar a paz da terra e fazer que os homens se matassem uns aos outros. E lhe foi dada uma grande espada.” (Apocalipse 6:4)

Neste texto, há uma indicação de guerra civil através de conflitos que se levantam no meio do povo.

Terceiro selo – cavalo preto:

“Seu cavaleiro tinha na mão uma balança. Então ouvi o que parecia uma voz entre os quatro seres viventes, dizendo: ‘Um quilo de trigo por um denário, e três quilos de cevada por um denário, e não danifique o azeite e o vinho’”. (Apocalipse 6:5-6)

Há aqui a indicação de tempos economicamente difíceis. Quando falta o básico, o preço sobe. Por vivermos em um mundo globalizado, essa é uma situação que pode afetar o mundo inteiro.

A citação do azeite e do vinho indica o cardápio dos mais ricos. Alguns estudiosos acreditam que pode apontar para um sofrimento maior aos pobres e menor para os mais favorecidos. Resumidamente, o cavalo preto é a profecia de um grande abalo mundial, mas não ainda de uma catástrofe.

Quarto selo – cavalo amarelo:

“Seu cavaleiro chamava-se Morte, e o Hades o seguia de perto. Foi-lhes dado poder sobre um quarto da terra para matar pela espada, pela fome, por pragas e por meio dos animais selvagens da terra.” (Apocalipse 6:8)

Conforme a profecia, essa morte é causada por alguns motivos específicos, atingindo ¼ da terra. 

As guerras sempre aconteceram em todos os períodos históricos, a fome tem se espalhado pelo mundo por diversos motivos e sempre existiram as pragas, epidemias e pandemias.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições