Placa com a mensagem 'Deus abençoe' é motivo de polêmicas na Marinha do Havaí

Um grupo que defende a "liberdade religiosa" quer que o letreiro seja movido para a capela, retirado do local ou seja acompanhado de outras placas com mensagens ateístas e em agradecimento a outros deuses.

Fonte: Guiame, com informações de Washington TimesAtualizado: quinta-feira, 15 de outubro de 2015 às 14:36
O letreiro leva inscrito a mensagem: "Deus abençoe os militares, suas famílias e os civis que trabalham com eles". (Foto: Americas Freedom Fighters)
O letreiro leva inscrito a mensagem: "Deus abençoe os militares, suas famílias e os civis que trabalham com eles". (Foto: Americas Freedom Fighters)

Uma placa com a mensagem "Deus abençoe os militares", situada na base da marinha da ilha de Oahu, no Havaí, está gerando polêmicas diante de pressões vindas da Fundação Liberdade Religiosa Militar. Por um lado, a organização reivindica a retirada do letreiro. De outro, a própria corporação defende sua permanência.

Em resposta ao pedido da Fundação Liberdade Religiosa Militar, que tem sua sede em Albuquerque, Novo México, o comandante da base da Marinha no Havaí, Sean C. Killeen, afirmou na última sexta-feira (9) que a placa irá permanecer como sinal de um apoio secular, sem inibir outras religiões. 

O letreiro leva inscrito a mensagem: "Deus abençoe os militares, suas famílias e os civis que trabalham com eles". A placa foi erguida depois dos ataques terroristas que aconteceram no 11 de setembro de 2001. 

"Nós sempre apoiamos os direitos de todos os membros do serviço a praticar os seus próprios conjuntos de crenças, sendo elas religiosas ou não", disse Killeen.

O líder da Fundação Liberdade Religiosa Militar, Mikey Weinstein, argumenta que a organização representa 72 fuzileiros navais na base, e receia por represálias. No entanto, Killeen explica que nenhum membro se queixou sobre a placa.

A Fundação escreveu em uma carta para a base, no dia 24 de setembro, dizendo que a placa viola uma cláusula da Constituição americana, promovendo uma religião em detrimento de outra.

O grupo quer que o letreiro seja movido para a capela, retirado do local ou seja acompanhado de outras placas com mensagens ateístas e em agradecimento a outros deuses.

A base de Killeen não respondeu ao pedido incluir placas adicionais em seu pátio. O grupo de Weinstein está considerando mover uma ação judicial.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições