Presépio erguido por ateus substitui Jesus pela Declaração dos Direitos dos EUA

O presépio, exposto no tribunal do Condado de Franklin, também irá incluir a Estátua da Liberdade, George Washington, Benjamin Franklin e Thomas Jefferson, todos reunidos em torno de uma manjedoura.

fonte: Guiame, com informações de The Blaze

Atualizado: Quarta-feira, 25 Novembro de 2015 as 12:20

A manjedoura do Condado de Franklin irá segurar a Declaração dos Direitos dos EUA, em vez de Jesus. (Foto: Reuters)
A manjedoura do Condado de Franklin irá segurar a Declaração dos Direitos dos EUA, em vez de Jesus. (Foto: Reuters)

Ao lado da tradicional cena do nascimento de Jesus, que está em uma manjedoura cercado pelos pais e os magos, pelo menos outras nove figuras — que não tem nenhuma representação bíblica — serão erguidas no estado norte-americano de Indiana. 

Neste Natal, a organização ateísta Freedom From Religion Foundation (Fundação Liberdade de Religião, em tradução livre) reivindicou que o presépio, exposto no tribunal do Condado de Franklin, também inclua a Estátua da Liberdade, George Washington, Benjamin Franklin e Thomas Jefferson, todos reunidos em torno de uma manjedoura que irá segurar a Declaração dos Direitos dos EUA, em vez de Jesus.

A exibição será instalada neste sábado (28) pela Fundação, de acordo com o jornal local The Indianapolis Star. O tribunal também contará com uma decoração diferente da que é normalmente utilizada no feriado, como um banner sobre o solstício de inverno.

Isso foi permitido porque uma ação federal arquivada em dezembro de 2014, argumentou que a exposição do presépio está em desacordo com a Primeira Emenda, porque "representa um endosso da religião e tem o principal efeito de avançar a religião". 

Como resultado do processo, a Juíza Federal Tanya Walton Pratt decidiu que o presépio, na verdade, não usurpa os direitos da Primeira Emenda, e permitiu a emissão de um subsídio por quaisquer moradores da cidade que fizerem sua instalação — seja ela sagrada ou secular.

No entanto, as pessoas interessadas devem preencher um pedido de licença antes de erguer o seu presépio. Ainda assim, o tribunal deixa claro que todos os pedidos serão aprovados, independentemente do que a mensagem procurar promover.

O comissário do Condado de Franklin, Tom Wilson, disse que as igrejas batistas locais também devem solicitar a autorização para erguer seus presépios.

veja também