Primeira Bíblia traduzida em Libras é lançada no Rio

A versão é a primeira tradução completa das Escrituras em língua de sinais no Brasil.

Fonte: Guiame, com informações de G1 Atualizado: terça-feira, 20 de setembro de 2022 às 18:48
A tradução da Bíblia foi realizada por voluntários dos Testemunhas de Jeová. (Foto: Reprodução/Bom Dia Rio).
A tradução da Bíblia foi realizada por voluntários dos Testemunhas de Jeová. (Foto: Reprodução/Bom Dia Rio).

A primeira Bíblia traduzida em Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi lançada no domingo (18), no Rio de Janeiro, após 16 anos de trabalho.

A tradução foi realizada por voluntários dos Testemunhas de Jeová, que usaram uma versão das Escrituras da denominação.

Para Luís Félix, ancião da igreja e surdo desde os 4 anos, ter a Bíblia em Libras é uma vitória e lhe trouxe muita felicidade.

"Ele se lembra de um amigo que tinha a Bíblia em português e que não conseguia entender o que estava escrito. Não era o idioma dele. Mas depois, quando ele conseguiu ver a Bíblia em Libras, ele sentiu que aquilo tocava no coração dele. Ele pôde entender de forma mais clara aquilo que estava sendo dito ali”, afirmou Luís em sinais traduzidos pelo intérprete Rodrigo Freire.

E completou: “E quanto aos surdos veem isso, eles sentem a mesma coisa. Essa emoção de poder entender o que está sendo dito ali. É o meu idioma, me sinto muito feliz por isso".


O cristão surdo Luís Félix (à direita) comemorou o lançamento da Bíblia em Libras. (Foto: 
Reprodução/Bom Dia Rio).

Os Testemunhas de Jeová, que já oferecem reuniões acessíveis à comunidade surda desde 1982, iniciaram o trabalho de tradução da Bíblia em 2006 e finalizaram agora, após 16 anos.

A Bíblia em Libras já está disponível gratuitamente na internet e pode ser baixada no computador ou no celular pelo aplicativo.

Segundo os organizadores, a versão é a primeira tradução completa da Bíblia em língua de sinais no Brasil e na América Latina.

"A Bíblia tem uma mensagem de consolo, de esperança e queremos que ela fique disponível a todas as pessoas, no idioma que é do coração delas, que é o idioma da língua de sinais para aqueles que são surdos", declarou Ricardo Carneiro, porta-voz das Testemunhas de Jeová.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições