Prisioneiros cantaram hinos cristãos momentos antes de sua execução, na Indonésia

Momentos antes da execução ambos entoavam o conhecido "Amazing Grace" e, quando já posicionados para serem fuzilados por um pelotão de 13 homens o grupo cantou "Bless The Lord O My Soul" e dispensou o uso de vendas nos olhos.

Fonte: Guiame, com informações do IndependentAtualizado: quarta-feira, 29 de abril de 2015 às 12:35
Os australianos Andrew Chan (pastor) e Myuran Sukumaran, decidiram marcar a sua morte cantando hinos cristãos.
Os australianos Andrew Chan (pastor) e Myuran Sukumaran, decidiram marcar a sua morte cantando hinos cristãos.

A execução de oito prisioneiros condenados à morte (no qual se incluía o brasileiro Rodrigo Gularte), na última terça-feira (28), na Indonésia gerou comentários em todo o mundo. Porém a atitude de dois destes prisioneiros chamou a atenção da mídia. Os australianos Andrew Chan (pastor) e Myuran Sukumaran, decidiram marcar a sua morte com hinos cristãos, cantando hinos cristãos.

Momentos antes da execução ambos entoavam o conhecido "Amazing Grace" e, quando já posicionados para serem fuzilados por um pelotão de 13 homens o grupo cantou "Bless The Lord O My Soul" e dispensou o uso de vendas nos olhos.

"Eles cantaram uma música atrás da outra. Louvando a Deus. Eles cantaram algumas músicas juntos, como em um coral. Os não-cristãos Eu acredito que cantaram com o coração", disse o Pastor Karina de Vega, que tinha estado presente na execução, disse à agência de notícias.

Os oito homens, condenados por drogas infracções relacionadas com o contrabando, foram executados por um pelotão de fuzilamento na prisão Besi, na ilha de Nuksakambangan, apesar da condenação generalizada contra a sentença e chamadas a partir do governo australiano para retardar as mortes dos australianos Chan e Sukumaran.

Da Austrália o primeiro-ministro Tony Abbott já anunciou que o embaixador do país para a Indonésia, Paul Grigson, será retirado do aeroporto de Jacarta em resposta direta à execução do par australiano, que ele chamou de "cruel e inútil".

"Foi um ato cruel e desnecessário, porque ambos já tinham passado 10 anos na cadeia. Os dois jovens australianos foram totalmente reabilitados na prisão", argumentou.

O ator Geoffrey Rush havia ingressado em uma campanha, junto a uma série de celebridades australianas com o lema "Salve nossos meninos", que implorou ao primeiro-ministro do país que fizesse todo o possível para interromper a execução, em meio à condenação global da decisão de matar os oito prisioneiros.

Chan, 31, e Sukumaran, 34, foram presos há 10 anos por tentar contrabandear mais de oito quilos de heroína para a Austrália como parte de um grupo apelidado de "Os Nove de Bali".

Chan se casou com sua namorada Febyanti, nativa da Indonésia. A 'cerimôni' aconteceu na prisão apenas 48 horas antes de sua execução.

As outras seis pessoas executadas incluíam quatro cidadãos nigerianos, um indonésio e um homem brasileiro.

A uma mulher, Mary Jane Fiesta Veloso, tinha sido concedida a suspensão da execução no último minuto enquanto as Filipinas investigavam o caso dela.

O australiano Andrew Chan foi ordenado pastor após estudar Teologia por seis anos durante o seu tempo na prisão. O nigeriano Okwudili Oyatanze também converteu-se após sua detenção e tornou-se cantor, com diversos CDs gravados e mais de 70 canções cristãs compostas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições