Quênia elege primeiro presidente cristão: ‘Obra de Deus’

Ex-pastor, ao tomar posse em 13 de setembro William Ruto declarou que o Quênia é uma ‘república que adora a Deus’.

Fonte: Guiame, com informações do GOD TV e BBCAtualizado: sexta-feira, 23 de setembro de 2022 às 11:25
William Ruto, ao lado da esposa Rachel, toma posse como presidente do Quênia. (Foto: Reprodução Twitter/William Samoei Ruto)
William Ruto, ao lado da esposa Rachel, toma posse como presidente do Quênia. (Foto: Reprodução Twitter/William Samoei Ruto)

O Quênia empossou o primeiro presidente cristão em 13 de setembro passado, no Estádio Kasarani. Durante a cerimônia, William Ruto segurou a Bíblia, sinalizando sua dependência da palavra de Deus.

“Eu, William Samoei Ruto, em plena realização do alto chamado que assumo como Presidente do Quênia, serei fiel à República do Quênia e obedecerei, preservarei e defenderei esta Constituição”, declarou Ruto.

Ruto, que tem 55 anos, venceu a eleição de 9 de agosto contra Raila Odinga. O pleito terminou pacificamente, em um histórico de eleições conturbadas no país.

Durante a campanha presidencial, seus oponentes o rotularam como “deputado Jesus”. A favor de Ruto, sua equipe aproveitou a zombaria e adotou o apelido em seu favor, o que se tornou um símbolo de orgulho para todos os seguidores de Jesus.

Em entrevista à BBC, o analista político Macharia Munene disse que o apelo de Ruto aos cristãos de todas as denominações foi um fator para sua vitória eleitoral.

"Seu oponente Raila Odinga errou quando falou do cristianismo como lavagem cerebral e quando sua esposa Ida falou sobre a regulamentação das igrejas. Todas essas declarações trabalharam a favor de Ruto em termos de votação", disse Munene.

Fé pública

Nascido em uma família protestante, Ruto não tem vergonha de professar publicamente sua fé. Durante a campanha, a mídia local publicou fotos dele como pastor em sua juventude.

Quando a Suprema Corte confirmou sua vitória, o presidente e sua esposa Rachel se ajoelharam e oraram, agradecendo a Deus em lágrimas “por Sua graça” sobre suas vidas.

Ruto e sua esposa construíram uma capela no complexo de sua residência no subúrbio de Karen, na capital Nairóbi.

Em seu discurso, o bispo David Oginde, da Aliança Evangélica do Quênia, disse esperar que o governo de Ruto "defenda valores e respeite o fato de que o Quênia é uma sociedade religiosa".

O Quênia é um país 85% cristão, onde até mesmo a presidente da Suprema Corte, Martha Koome, atribuiu o julgamento da Suprema Corte confirmando a vitória de Ruto como "obra de Deus".

Promessas

A maioria das pessoas acredita na promessa de Ruto de que a nação será guiada por uma forte liderança cristã. Certa vez, ele disse a uma congregação em Nairóbi: “O Quênia é uma república que adora a Deus. Não há espaço para a homossexualidade no Quênia”.

Ao lado de seu vice-presidente, Rigathi Gachagua, um banqueiro aposentado que se tornou pastor, Ruto esteve diversas vezes em igrejas evangélicas para receber oração durante a campanha presidencial.

Sua esposa realizou diversas reuniões de oração e Ruto em várias ocasiões creditou sua intervenção espiritual ao seu sucesso político.

Em seus primeiros tuítes como presidente, Ruto citou versículos da Bíblia para ilustrar seu início como líder do país. Ele fez referência a Provérbios 3:5-6, que diz: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento; em todos os teus caminhos submete-te a ele, e ele endireitará as tuas veredas”.

E ele também escreveu o Salmo 118:24: “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições