Sem os dois braços, cristão se torna medalhista de stand up: "Deus me deu uma segunda chance"

Enquanto Jonas Letieri instalava uma placa na faixada do prédio da igreja, a estrutura de metal tocou um fio de alta tensão e Jonas recebeu uma descarga de 13.800 volts. Mas ali, um milagre salvou sua vida.

Fonte: Guiame, com informações de Globo EsporteAtualizado: terça-feira, 3 de novembro de 2015 às 12:38
Com a adaptação Jonas consegue remar tão bem e tão forte que acabou sendo campeão brasileiro de corridas de stand up paddle. (Foto: Arquivo Pessoal)
Com a adaptação Jonas consegue remar tão bem e tão forte que acabou sendo campeão brasileiro de corridas de stand up paddle. (Foto: Arquivo Pessoal)
O que você faria se, de repente, perdesse os dois braços? Jonas Letieri decidiu ser um atleta profissional. "Foi algo que eu tentei a vida inteira, mas há um ano eu consegui realizar esse sonho", disse ele ao Globo Esporte.
 
Mas antes do sonho virar realidade, Jonas viveu um pesadelo terrível. Ao realizar um trabalho voluntário na igreja da qual faz parte, a Bola de Neve de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, Jonas sofreu um grave acidente.
 
Enquanto ele instalava uma placa na faixada do prédio, a estrutura de metal tocou um fio de alta tensão e Jonas recebeu uma descarga de 13.800 volts. Mas ali, um milagre salvou sua vida.
 
"Eu tenho certeza que foi Deus quem me deu uma segunda chance mesmo, porque não tinha como eu abrir a minha mão para soltar a placa. O magnetismo não deixa escapar, são tantas explicações para que eu não pudesse soltar, que é única explicação que eu tenho é Deus mesmo", relata o jovem.
 
Jonas acredita que o choque mudou sua vida — para melhor. "Como pode um pedaço de ferro mudar tanto a vida de alguém?", questiona Jonas, dando risadas.
 
"É meio doido isso, mas perder as mãos foi algo bom para mim. Eu me tornei uma pessoa melhor, um homem, um filho, um amigo, um atleta. Poder realizar os meus sonhos através de uma perda é muito louco. Isso me faz entender que tinha propósito em tomar esse choque", ressalta o atleta.
 
Jonas ficou dois meses internado. Suas mãos e a maior parte dos antebraços foram amputados e, por pouco, não perdeu também as pernas. Quando voltou para casa, teve que reaprender a viver.
 

Jonas Letieri durante pregação na Igreja Bola de Neve de Nilópolis (RJ). (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Superação
Depois de um curto período de grande tristeza diante da nova realidade, Jonas entendeu o propósito de Deus durante um passeio nas dunas de Cabo Frio, onde mora.
 
"Eu trouxe o stand board. Eu desci chorando, subi chorando e, de repente, eu comecei a olhar o por do sol, comecei a olhar o lugar lindo que eu morava e foi como Deus me mostrando: 'Olha o que você tem. Pare de reclamar, e viva!'", relata Jonas. "Eu desci que nem um maluco de stand board e fui para casa pronto para viver".
 
Naquele dia ele tomou a decisão de voltar a fazer o que mais gostava: surfar. Ele tentou várias maneiras, até que teve a ideia de fazer um remo adaptado. "A adaptação foi o início de tudo. A gente fez a adaptação e no dia seguinte eu estava pegando onda", disse Jonas.
 
Com a adaptação Jonas consegue remar tão bem e tão forte que acabou sendo campeão brasileiro de corridas de stand up paddle, ganhando de todos os outros competidores com mãos e braços.
 
A superação de Jonas promete levá-lo cada vez mais longe no esporte. "Tenho dois sonhos no esporte: um deles é surfar Jaws, de stand up mesmo, e o outro é fazer a travessia de Molokai até Oahu, uma travessia de 54 km, um dos canais mais profundos e extremos do mundo".
 
Confira a reportagem completa aqui.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições