Talibã proíbe educação universitária para meninas no Afeganistão

A maioria das adolescentes em todo o país já foi banida do ensino médio, limitando severamente a entrada na universidade.

Fonte: Guiame, com informações da AFPAtualizado: quinta-feira, 22 de dezembro de 2022 às 17:30
Jovens estudantes afegãs em sala de aula em Gereshk, Afeganistão. (Foto: Flickr/Defence Imagery)
Jovens estudantes afegãs em sala de aula em Gereshk, Afeganistão. (Foto: Flickr/Defence Imagery)

O Talibã ordenou a proibição nacional da educação universitária para mulheres nesta terça-feira (20), apesar da promessa de um governo mais brando ao assumir o poder em 2021, após a saída dos EUA do território afegão.

As mulheres são as que mais sofrem com o regime linha-dura, sendo afetadas em todos os aspectos da vida e as privando de liberdade, o que tem causado indignação internacional.

"Todos vocês estão informados para implementar imediatamente a mencionada ordem de suspender a educação das mulheres até novo aviso", disse uma carta enviada a todas as universidades governamentais e privadas, assinada pelo ministro do Ensino Superior, Neda Mohammad Nadeem.

O porta-voz do ministério, Ziaullah Hashimi, que tuitou a carta, confirmou a ordem em uma mensagem de texto à AFP.

O momento da proibição ao ensino superior acontece menos de três meses após milhares de meninas e mulheres terem realizado exames de admissão em universidades em todo o país, com muitas aspirando a escolher o ensino e a medicina como carreiras.

Contra a educação moderna

Ao tomar o país, o Talibã forçou as universidades a implementar novas regras, incluindo salas de aula e entradas segregadas por gênero, enquanto as mulheres só podiam ser ensinadas por professoras ou idosos.

Segundo a AFP, a maioria das adolescentes em todo o país já foi banida do ensino médio, limitando severamente a entrada na universidade.

O Talibã segue uma versão austera do islã, com o líder supremo do movimento, Hibatullah Akhundzada, e seu círculo interno de clérigos afegãos contra a educação moderna, especialmente para meninas e mulheres.

Mas nem todos pensam igual. Muitos funcionários em Cabul esperavam que as meninas fossem aliadas para continuar aprendendo após a aquisição.

De acordo com a AFP, as mulheres foram expulsas de muitos empregos no governo - ou estão recebendo salários reduzidos para ficar em casa. Elas também estão proibidas de viajar sem um parente do sexo masculino e devem se cobrir fora de casa, de preferência com uma burca.

Em novembro, eles também foram proibidos de ir a parques, parques de diversões, academias e banhos públicos.

Educação é área mais prejudicada

Em uma reviravolta cruel, o Talibã impediu em março que as meninas voltassem às escolas secundárias na manhã em que deveriam reabrir.

Vários funcionários do Talibã dizem que a proibição do ensino secundário é apenas temporária, mas também apresentaram uma série de desculpas para o fechamento - desde a falta de fundos até o tempo necessário para remodelar o currículo de acordo com as linhas islâmicas.

Desde a proibição, muitas adolescentes se casaram cedo - muitas vezes com homens muito mais velhos escolhidos por seus pais.

Em entrevista à AFP no mês passado muitas famílias disseram que garantir o futuro de suas filhas por meio do casamento era melhor do que ficar ociosas em casa.

A comunidade internacional fez do direito à educação para todas as mulheres um ponto crítico nas negociações sobre ajuda e reconhecimento do regime talibã.

"A comunidade internacional não esqueceu e não esquecerá as mulheres e meninas afegãs", disse o Conselho de Segurança da ONU em um comunicado em setembro.

Nos 20 anos entre os dois reinados do Talibã, as meninas puderam ir à escola e as mulheres puderam procurar emprego em todos os setores, embora o país permanecesse socialmente conservador.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições