Treinador demitido por orar em campo é reintegrado à escola nos EUA

Joe Kennedy processou o distrito escolar em 2016, acusando-o de violar sua liberdade religiosa.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: terça-feira, 14 de março de 2023 às 15:53
O treinador Joe Kennedy orando no campo. (Foto: Reprodução/First Liberty)
O treinador Joe Kennedy orando no campo. (Foto: Reprodução/First Liberty)

Após alguns meses de sua vitória na Suprema Corte dos EUA, o treinador Joe Kennedy, que trabalhava em uma escola pública no estado de Washington e havia sido demitido por fazer orações no campo após os jogos, foi finalmente readmitido em seu cargo.

Kennedy, que havia sido punido pelo Distrito Escolar de Bremerton por orar em campo após os jogos de 2015 e reintegrado em sua função, segundo informou o grupo jurídico da First Liberty Institute em um comunicado na semana passada.

"Estamos entusiasmados com o fato de Bremerton e o treinador Kennedy estarem juntos novamente e esperamos que eles continuem invictos", disse o conselheiro geral executivo do grupo, Hiram Sasser.

Como um cristão comprometido, Kennedy continuou praticando o ato de se dirigir à linha de 50 jardas após os jogos e se ajoelhar em oração, frequentemente acompanhado por torcedores e jogadores que se uniam a ele nesse momento.

Em outubro passado, advogados representando tanto Kennedy quanto o Distrito Escolar de Bremerton apresentaram uma estipulação conjunta no tribunal, que afirmava que o treinador seria readmitido em seu cargo anterior como assistente técnico até o dia 15 de março de 2023.

O distrito escolar inicialmente suspendeu Kennedy por se recusar a parar de orar no campo. O órgão acreditava que a oração feita pelo treinador violava a Cláusula de Estabelecimento da Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

Liberdade religiosa

Kennedy processou o distrito escolar em 2016, acusando-o de violar sua liberdade religiosa.

Em 2017, um painel de três juízes do Tribunal de Apelações do 9º Circuito dos EUA decidiu contra Kennedy e, inicialmente, a Suprema Corte dos EUA se recusou a ouvir uma apelação no caso em 2019.

Em março de 2021, um painel de três juízes do Circuit Court decidiu novamente contra Kennedy.

Em janeiro de 2022, a Suprema Corte dos Estados Unidos concordou em ouvir o caso de Kennedy. No entanto, um mês depois, o distrito escolar entrou com um pedido de arquivamento do caso, alegando que o caso era questionável porque Kennedy havia se mudado para a Flórida. A equipe jurídica de Kennedy, no entanto, esclareceu que o treinador havia se mudado temporariamente para cuidar de um familiar doente.

Em junho passado, os juízes decidiram a favor de Kennedy com uma decisão de 6-3.

Orações em silêncio

"Kennedy orou durante um período em que os funcionários da escola estavam livres para falar com um amigo, ligar para fazer uma reserva em um restaurante, verificar e-mails ou tratar de outros assuntos pessoais. Ele ofereceu suas orações em silêncio enquanto seus alunos estavam ocupados. Ainda assim, o distrito escolar de Bremerton o disciplinou de qualquer maneira", escreveu o juiz Neil Gorsuch para a maioria.

"Tanto as Cláusulas de Livre Exercício quanto de Liberdade de Expressão da Primeira Emenda protegem expressões como a do Sr. Kennedy. ... A Constituição e as melhores de nossas tradições aconselham respeito mútuo e tolerância, não censura e supressão, tanto para visões religiosas quanto não religiosas."

Kennedy respondeu à sua vitória, dizendo que tudo o que queria "era estar de volta ao campo com meus rapazes".

"Sou incrivelmente grato à Suprema Corte, à minha fantástica equipe jurídica e a todos que nos apoiaram", disse ele em comunicado. "Agradeço a Deus por responder às nossas orações e sustentar minha família durante esta longa batalha."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições