Um terço dos cristãos sofrem com problemas de saúde mental, diz pesquisa

A pesquisa online foi realizada através do painel da Christian Research com cerca de 17 mil cristãos praticantes em todo o Reino Unido, com cerca de 1.275 respostas entre 5 e 7 de outubro.

Fonte: Guiame, com informações de Christian TodayAtualizado: quinta-feira, 15 de outubro de 2015 às 17:46
A pesquisa indica que sete em cada dez afirmam que suas igrejas não oferecem recursos para lidar com isso.
A pesquisa indica que sete em cada dez afirmam que suas igrejas não oferecem recursos para lidar com isso.

Mais de um terço dos cristãos já sofreram com problemas de saúde mental, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Christian Research para o Dia Mundial da Saúde Menta, comemorado no dia 10 de outubro. 

Cerca de 35% dos entrevistados já experimentaram algum tipo de problema de saúde mental e 80% conhecem alguém com experiências semelhantes. Três em cada dez cristãos disseram ter sido discriminados ou conhecem alguém que já sofreu algum tipo de preconceito por seus problemas de saúde mental. 

Enquanto a maioria se sente à vontade em falar sobre seus problemas de saúde mental na igreja, sete em cada dez afirmam que suas igrejas não oferecem recursos para lidar com isso.

A pesquisa online foi realizada através do painel da Christian Research com cerca de 17 mil cristãos praticantes em todo o Reino Unido, com cerca de 1.275 respostas entre 5 e 7 de outubro.

"Este é um sinal claro de que as igrejas precisam proporcionar um espaço mais favorável para que seus membros explorem essas questões", disse Maddy Fry, pesquisador que liderou o estudo.

Fato real

A família do pastor da Igreja Saddleback, Rick Warren, é uma das que se encaixa dentro do índice detectado pela pesquisa. O filho de Warren, Matthew, tirou a própria vida no dia 5 de abril de 2013, aos 27 anos, após uma longa batalha contra a depressão

No ano passado, Warren e sua esposa iniciaram um ministério que acolhe pessoas com problemas mentais em homenagem a Mathew, para ajudar a esclarecer sobre a doença mental na igreja e aumentar a conscientização sobre distúrbios mentais em geral.

Falando na Conferência de Pastores da Convenção Batista do Sul, em Baltimore, Maryland, no mês de junho do ano passado, Warren havia dito que a morte de Mathew serviu para conscientizar a muitos sobre distúrbios mentais.

"Eu posso ter recebido de 30 a 35 mil cartas de condolências de pessoas ao redor do mundo e que não foram escritas por astros do rock, primeiros-ministros ou cartões dos presidentes. Estas cartas significaram muito para mim. Mas as cartas que significaram mais ainda foram as enviadas por pessoas que Mathew tinha levado a Cristo, e elas diziam: 'Eu vou estar no céu por causa de seu filho", relatou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições