Universidade proíbe ex-aluno de homenagear a Deus em ato de doação

A doação de Michael Lucas foi voltada à construção de um novo vestiário na faculdade. No entanto, a escola recusou que na placa de identificação que seria instalada no novo ambiente houvesse as inscrições "Colossenses 3:23 e Miquéias 5:9".

fonte: Guiame, com informações de Christian Today

Atualizado: Quarta-feira, 7 Outubro de 2015 as 9:45

Faixada da Colorado School of Mines. (Foto: CA Sports)
Faixada da Colorado School of Mines. (Foto: CA Sports)
Uma faculdade pública de Colorado, nos Estados Unidos, foi processada pela organização cristã Aliança de Defesa da Liberdade (ADF, sigla em inglês) ao proibir um ex-aluno, que fez uma doação à instituição de ensino, de colocar um versículo da Bíblia na placa de identificação do incentivo financeiro.
 
Michael Lucas era um jogador de futebol na Colorado School of Mines, e sua doação foi voltada à construção de um novo vestiário na faculdade. No entanto, a escola recusou que na placa de identificação que seria instalada no novo ambiente houvesse as inscrições "Colossenses 3:23 e Miquéias 5:9".
 
Por outro lado, a faculdade permite que seus doadores incluam qualquer inscrição nas placas de identificação personalizadas. Neste caso, a instituição explicou qur ele rejeitou a frase de Lucas "porque um dos versos se refere ao 'Senhor'", mesmo que o texto dos versículos não apareçam na placa.
 
"As faculdades e universidades públicas devem incentivar, não desligar o livre intercâmbio de idéias, especialmente em um fórum como este. A escola, inicialmente, não impôs restrições ou mesmo orientações sobre o tipo de mensagem que um doador poderia incluir, e ao contrário do que a escola está discutindo, a Primeira Emenda protege e não restringe a simples referência a um versículo da Bíblia", disse a consultora jurídica da ADF, Natalie Decker.
 
Lucas se formou na Colorado School of Mines em 2003 e, atualmente, se juntou ao programa de arrecadação de fundos para o novo Complexo de Atletismo Clear Creek.
 
Cada placa de identificação poderia incluir três linhas de uma mensagem personalizada ou uma citação escolhida pelo doador. A faculdade aprovou inscrições de outras placas de identificação como "Infernize" e "Tome seu uísque límpido."

veja também