Leonardo Gonçalves idealiza viagem com 'toque pessoal' para Israel, em janeiro de 2016

Ressaltando ainda mais a pessoalidade da viagem, os primeiros convidados de Leonardo são exclusivamente os amigos próximos e familiares, compostos por cerca de 50 pessoas. Depois disso, a caravana também estará aberta ao público, com o limite máximo de cerca de 140 pessoas.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: quarta-feira, 22 de julho de 2015 às 20:56

 
Leonardo Gonçalves cantando uma das canções do CD em hebraico, Avinu Malkenu. (Foto: Guiame/Marcos Paulo)

Leonardo Gonçalves descobriu sua ascendência judaica em 2002. Pernambuco, terra de sua mãe, foi o primeiro estado brasileiro a abrir portas para os judeus. Provavelmente seus antigos familiares migraram para o Brasil pelo nordeste no século 16, mas foi em 2002 que o cantor descobriu essa história toda. Desde lá, Israel ganhou um toque especial em sua vida.
 
"Tudo que diz respeito a Israel e ao judaísmo, para mim, é pessoal de uma maneira que eu não sei descrever", disse Leonardo em entrevista ao Guiame. Como extensão disso, em janeiro de 2016 está marcada uma viagem em grupo, idealizada pelo cantor em parceria com o pastor Edson Nunes – mestre em estudos judaicos pela Universidade de São Paulo (USP), professor de hebraico no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) e melhor amigo de Leonardo.
 
O toque pessoal é o grande diferencial dessa viagem, a começar pelo roteiro – são 16 dias apenas em Israel, que será explorado de norte a sul. Edson garante que a cereja do bolo é Jerusalém. "Em muitos roteiros, que geralmente duram de dez a onze dias, Jerusalém está espremido no final. Mas Jerusalém é onde você mais tem que andar. Por isso, ela será o início da viagem. Serão seis dias só lá", disse o pastor.


Pastor Edson Nunes, um dos idealizadores da viagem para Israel. (Foto: Guiame/Marcos Paulo)
 
Toque pessoal
 
Ressaltando ainda mais a pessoalidade da viagem, os primeiros convidados de Leonardo são exclusivamente os amigos próximos e familiares, compostos por cerca de 50 pessoas. Depois disso, a caravana também estará aberta ao público, com o limite máximo de cerca de 140 pessoas.
 
"A mentalidade da pessoalidade dessa viagem não é de excluir quem não me conhece pessoalmente, mas é justamente para, mesmo quem não me conhece pessoalmente, através dessa viagem, tenha um contato pessoal não só comigo, mas com a visão espiritual que eu tenho", explica Leonardo.
 
Para o cantor, pessoalidade é algo a ser encarado com cuidado. "Fazendo um paralelo, quem cuida das minhas redes sociais sou eu, porque eu gosto desse contato pessoal com o meu público. Eu enxergo meu público como pessoas, e eu gostaria que eles me enxergassem como pessoa", revela. "A viagem é uma extensão disso."
 

Leonardo Gonçalves cantando uma das canções do CD em hebraico, Avinu Malkenu. (Foto: Guiame/Marcos Paulo)

Paixão por Israel
 
Leonardo não esconde a preferência por seu CD gravado em hebraico, Avinu Malkenu (2010). "Falo isso em todas as entrevistas", brinca o cantor.
 
Apesar da paixão por Israel, ele viajou para o país uma única vez, em 2006 – isso porque ele esperava fazer outra viagem marcante. "Fiquei uma década para fazer outra viagem como essa porque eu sentia a necessidade que ela tivesse esse toque especial", explica.
 
Leonardo afirma que os judeus são os nossos pais na fé. "Quanto mais a gente compreender o judaísmo, melhor compreenderemos o nosso próprio cristianismo. O tanto que o meu contato com o judaísmo enriqueceu o meu cristianismo é uma coisa que eu não tenho nem palavras", disse o cantor.
 
"Um exemplo específico, a própria santa ceia – que é comum nas celebrações judaicas. E aí Jesus materializa: esse símbolo que vocês fazem há quatro mil anos estava apontando para mim", exemplificou Leonardo.
 
Brasileiros em Israel
 
Segundo apontou Luiz Fernando Chimanovitch, do Ministério do Turismo de Israel, durante a apresentação da viagem de Leonardo, mais de 60 mil brasileiros foram a Israel em 2014.
 
Diante dos dados, ele incentivou os cristãos a visitarem o Estado judaico. "Estou aqui para promover Israel como destino turístico. Para muita gente é um sonho distante ou uma profecia bíblica, mas quero levar a vocês a oportunidade de vivenciarem isso", destacou.
 

Luiz Fernando Chimanovitch, do Ministério do Turismo de Israel, durante a apresentação da viagem de Leonardo. (Foto: Guiame/Marcos Paulo)
 
Sobre o dado apresentado por Chimanovitch, o diretor executivo da Gates Tour Operadora de Turismo, empresa responsável pela parte logística da caravana de Leonardo à Israel, disse que o aumento de cristãos é o grande colaborador. "O povo brasileiro é um povo muito espiritual. O crescimento da nossa população cristã faz com que isso aconteça", disse Luis Felipe Fernandes.
 
Como diferencial da viagem idealizada por Leonardo, ele ainda destaca: "Nós não fizemos um produto para venda. Nós fizemos uma experiência para ser sentida."
 

Luis Felipe Fernandes, da Gates Tour Operadora de Turismo, empresa responsável pela parte logística da caravana à Israel (Foto: Guiame/Marcos Paulo)
 

Jantar de apresentação da viagem de Leonardo à Israel (Foto: Guiame/Marcos Paulo)


Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições