Acordo com Chipre restaura confiança

Acordo com Chipre restaura confiança

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

 

acordo fmiO acordo entre o Chipre e as autoridades internacionais oferece a base para restaurar a confiança no sistema bancário do país, um ponto fundamental para impulsionar o crescimento, disse a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, em nota divulgada na noite do domingo (24).
 
"Ele [o acordo] aborda de modo direto o problema central do sistema bancário por meio de uma estratégia clara, que garante a sustentabilidade da dívida e não coloca uma carga excessivamente pesada sobre o contribuinte cipriota", afirmou Lagarde.
 
Para ela, o acordo preliminar fechado no domingo entre o Chipre e a 'troica' - União Europeia, Banco Central Europeu e FMI - fornece um "plano amplo e crível para lidar com os atuais desafios econômicos no país".
 
Segundo a nota de Lagarde, a proposta foca em lidar com os dois bancos problemáticos, garantindo integralmente os "depósitos segurados" - aqueles abaixo de 100 mil euros - em todos os bancos. "Nós acreditamos que o plano oferece uma solução duradoura e totalmente financiada para os problemas enfrentados pelo Chipre, colocando o país numa trajetória sustentável de recuperação", disse Lagarde.
 
"As equipes do FMI e dos parceiros europeus atualmente no Chipre vão trabalhar para completar os detalhes técnicos. Com base nisso e no acordo final da missão no Chipre, eu espero fazer uma fazer uma recomendação a respeito do potencial apoio financeiro do FMI para a diretoria executiva nas próximas semanas", conclui ela.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições