Alta de preço na entressafra do leite é a maior desde 1996

Alta de preço na entressafra do leite é a maior desde 1996

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Pagar mais caro pelo leite é comum nesta época de entressafra. Mas o aumento do preço surpreendeu neste ano: é o maior desde 1996.

Há consumidores que já cortam receitas que levem leite, como bolos e doces, para economizar. E, com os preços altos, evitam comprar o produto em grandes quantidades.

De janeiro a maio de 2009, o preço do leite tipo longa vida subiu 20,2%, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a maior variação em 13 anos.

As pesquisas de preços mais recentes confirmam a sequência de aumentos. Considerada a variação entre os dias 11 e 17 dos meses de maio e junho, a alta foi de 12% em 30 dias. E o motivo do aumento nos supermercados é a queda na produção de leite no país.

Produção

Nos primeiros quatro meses do ano, a oferta de leite no mercado nacional caiu 7%, na comparação com a mesma época do ano passado. E o reflexo do preço do leite fez o movimento inverso, com uma subida embalada pelos problemas no campo.

Em uma fazenda de Minas Gerais, menos de um terço das vacas produz leite agora. E o dono reclama que está gastando muito com ração, por causa de seca e da falta de pasto. "Neste período de entressafra, meu custo de produção aumenta em torno de 40% só de alimentação", diz o produtor de leite André Luiz Alves.

Mas, no segundo semestre o susto com o preço do leite pode ser menor. "A partir de agosto, as condições climáticas tendem a melhorar. (...) Nessa situação, o preço do leite começa a recuar um pouco, mas é difícil que ele retorne os preços que vigoraram antes desse período de entressafra", ressaltou o pesquisador André Braz, da FGV.

Siga-nos

Mais do Guiame