As bolsas de valores asiáticas fecharam em queda nesta sexta-feira (2), com investidores realizando lucros antes de importantes dados sobre o desemprego nos Estados Unidos e por preocupações mais amplas sobre a economia mundial.
O volume de negócios foi baixo na Ásia, com cautela antes do número de postos de trabalho nos EUA. Será o único relatório sobre o desemprego no país antes da reunião de dois dias do Federal Reserve, em que alguns profissionais do mercado esperam medidas de afrouxamento monetário.
Assim, os investidores reduziram a exposição a ativos de maior risco, mas as ações da região ainda fecharam a semana com ganho sólido de cerca de 4% - o melhor resultado desde março.
Ironicamente, um número melhor que o previsto de postos de trabalho nos EUA pode desencadear um mercado avesso a riscos, porque seria interpretado como algo que tornaria mais improvável uma nova rodada de estímulos à economia, disseram estrategistas do BNP Paribas em nota.
O índice de Tóquio encerrou em queda de 1,2%, a 8.950 pontos, após seis pregões de alta, enquanto o mercado da Austrália retrocedeu 1,5%. O índice de Seul caiu 0,69%.
O índice MSCI da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão se enfraquecia em 1,05%, após avanço de mais de 5% nesta semana. No ano, o MSCI ainda acumula declínio de quase 9%, principalmente devido ao recuo de agosto.
O mercado se desvalorizou 1,81% em Hong Kong e 0,01% em Taiwan, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 1,09%. Cingapura recuou 0,84%.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições