Petrobras deve divulgar nesta sexta balanço não auditado da empresa

Resultados apresentados não serão analisados por empresa independente. Balanço trimestral teve divulgação adiada por investigação da Lava Jato.

Fonte: globo.comAtualizado: sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 às 10:26
Petrobras
Petrobras

A Petrobras deve divulgar nesta sexta-feira (12) um balanço não auditado dos resultados da empresa. Isso significa que o relatório sobre o patrimônio apresentado pela companhia não será divulgado com análise e aprovação de uma empresa de auditoria independente.

Em novembro, a estatal informou que não divulgaria o resultado trimestral no prazo previsto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). No dia 16, a empresa publicou um anúncio de duas páginas nos jornais deste domingo (16) para explicar os problemas que levaram ao adiamento. O balanço deveria ter sido divulgado no dia 14.

Ao afirmar que passa por "um momento único em sua história", a empresa explica no anúncio que o adiamento dos resultados aconteceu pela necessidade de tempo para aprofundar as investigações da Operação Lava Jato. A estatal acrescentou que seria necessário um prazo maior para ajustar as demonstrações contábeis com base nas investigações da operação.

No anúncio, a Petrobras citou as denúncias e também afirma que tomaria as medidas jurídicas para ressarcir os supostos recursos desviados e "os eventuais valores decorrentes de sobrepreços dos contratos com as empresas participantes do suposto cartel". A estatal também alegava, no informe, que tem tomado providências para aprofundar as investigações, e que colabora com o atendimento sistematico aos órgaos de controle externo, como o Tribunal de Contas da União, a Controladoria Geral da União e o Ministério Público.

De acordo com o informe, a ePetrobrasx pediu à Justiça para ter acesso aos depoimentos do ex-diretor de abastecimento, Paulo Roberto da Costa, e de Alberto Yousseff.

Como providência contra a corrupção, a estatal afirmou no anúncio que implementou "60 ações de relevante impacto para o aprimoramento de sua governança" e que está adotando outras seis medidas contra fraudes, desvios do código de ética e aumento de custos e prazos de projetos.

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras está sujeita a multa de R$ 500 por dia por atrasar a entrega do balanço.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições