Escola da repe pública de Goiás, rejeita matrícula de aluna por ter forte alergia

Escola da repe pública de Goiás, rejeita matrícula de aluna por ter forte alergia

Fonte: Globo.comAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:02
Aos 4 anos, Maria Júlia sofre com alergia alimentar
Aos 4 anos, Maria Júlia sofre com alergia alimentar

menina de goiás A família de Maria Júlia Ferreira dos Santos, de 4 anos, trava uma batalha para que a criança consiga uma vaga em uma unidade de ensino de Catalão, no sul de Goiás. Segundo a mãe da garota, Claudia Ferreira, 42, a menina não pôde ser matriculada nas unidades públicas porque sofre de alergia alimentar múltipla.


Enquanto a mãe e a médica que acompanha a criança desde o nascimento afirmam que a doença não deve impedi-la de frequentar a escola, a Secretaria Municipal de Educação afirma que, mesmo disponibilizando professor de apoio para acompanhar a criança, ele não teria conhecimentos técnicos para aplicar corretamente a medicação necessária.
Sem a vaga nas escolas públicas, a família buscou ajuda em uma escola particular de Catalão. Segundo a mãe, a unidade de ensino aceitou a criança e ofereceu uma bolsa de estudos parcial para Maria Júlia. O primeiro dia de aula dela aconteceu na última quarta-feira (23).


Porém, para a mãe de Maria Júlia, a conquista da vaga não apagou o sentimento que teve ao ter a matrícula nas instituições públicas negada. “Me senti discriminada, como se eu fosse a última criatura da terra, como se minha filha não tivesse direito a nada e ninguém fosse lutar por ela. Senti como se eu fosse culpada da Maria Júlia ter nascido com problema”, lamenta Claudia.


Reação
Segundo a médica que acompanha Maria Júlia, a especialista em alergia Juliana Lima Ribeiro, se a criança ingerir algum alimento a que tem alergia, ela pode ter problemas como falta de ar e desmaio.


“A gente não pode achar que nunca pode acontecer algo mais grave porque a reação alérgica é imprevisível. Os professores ficam com medo, mas a recomendação é que a criança seja observada para não comer algo que não pode, mas isso não significa que eles não possam recebê-la. Maria Júlia não só pode como merece estudar, merece educação”, afirma.
A médica explica ainda que a criança carrega o tempo todo uma espécie de caneta com um medicamento que deve ser injetado no caso dela ingerir um alimento e sofrer uma reação. Segundo Juliana Ribeiro, caso necessário, a aplicação poderia ser feita por professores da unidade de ensino.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Educação de Catalão, que afirma ter recebido o requerimento da mãe e analisou uma unidade de ensino em que a criança pudesse ser matriculada. Foi oferecida uma vaga em uma unidade que possui, no mesmo espaço da escola, um posto de saúde, o que garantiria que ela teria atendimento caso sofresse alguma reação. Porém, de acordo com a secretaria, a mãe recusou a vaga por causa da localização da escola.
Já segundo a mãe, a diretora da unidade afirmou a ela que o posto de saúde deve sair do local em breve e que, assim, a escola não poderia se responsabilizar pela menina.
Ainda segundo a Secretaria, o promotor da Infância e Juventude de Catalão, Fábio Santesso Bonnas, também recomendou à mãe que “priorizasse o tratamento da criança, que após constatar uma melhora, inclusive com medicação preventiva, retornasse à unidade de ensino para efetivar a matrícula”.
A Rede Municipal de Educação de Catalão afirma, em nota, que possui professores de apoio à disposição de aproximadamente 140 alunos com intolerância a produtos como lactose e açúcar. “Porém, nunca antes foi nos apresentado um caso com peculiaridade como o que foi apresentado pela mãe da Maria Julia e, principalmente, com a necessidade de um profissional de educação assumir a responsabilidade de ministrar um medicamento que se aplicado incorretamente poderá causar sérios danos a saúde da criança”, diz o comunicado.

Lutas
Segundo a família, Mara Júlia enfrenta verdadeiras batalhas desde o nascimento e teve de ser operada no segundo dia de vida. “Quando nasceu, a médica disse que ela tinha uma obstrução intestinal grave e tinha que ser internada em Goiânia. A Maria Júlia acabou tendo que ser operada com 46 horas de vida”, lembra a mãe.
Ela se lembra que a cirurgia correu bem, a criança foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas acabou tendo uma pneumonia que virou uma infecção generalizada. Maria Júlia permaneceu em tratamento em um hospital na capital por 45 dias até retornar a Catalão. Meses depois, voltou a ter problemas de saúde, com graves diarreias.
“Ela nasceu com 3,1 kg. Aos 2 meses e 13 dias, ela pesava 2,5 kg. Aí, começou o sofrimento, a peregrinação de um médico para outro, viajando constantemente de Catalão para Goiânia e Uberlândia (MG)”, conta a mãe.


Com consultas e exames que chegavam a custar R$ 200 cada, veio o diagnóstico de que Maria Júlia sofre com alergia alimentar múltipla. Por isso, por um período de cerca de um ano a criança teve de ser alimentada com um leite especial que, segundo a família, custa em média R$ 600 a lata. “Ela tomava mais ou menos 15 latas dessas em um mês”, relata Claudia.
Os pais conseguiram que, por um período, o gasto com o leite fosse custeado pelo governo. Mas, enquanto a mãe teve de abandonar o trabalho para se dedicar à criança, o pai, por sua vez, precisou conseguir outro emprego para sustentar a família.

Esperança
Aos poucos, uma nova alimentação foi sendo apresentada à criança, e hoje ela já consegue se alimentar de outros tipos de alimentos. “São coisas especiais, marcas específicas. Tudo é restrito. Ela não come balinha, chocolate. Eu não posso sair com ela e lanchar na rua, por exemplo. Esses dias ela tomou um suco e quase morreu porque provavelmente o liquidificador usado estava com resto de outro líquido”.


De acordo com a médica, 90% das crianças com a doença melhoram até o 4 anos de idade. “Ela ainda não melhorou, mas uma vez ao ano a gente testa os alimentos sob supervisão médica e a qualquer momento ela pode ter a melhora”, diz a especialista.


Ela explica que o problema maior é que Maria Júlia tem alergia a vários alimentos. "Na maioria das crianças, a alergia é a um alimento só. Por isso, a gente restringe a alimentação fora de casa”, esclarece. Porém, a médica ressalta que essa restrição não deve impedir a menina de frequentar a escola. “A mãe não está pedindo que escola dê uma alimentação especial. Ela mesma manda a comida. Eles só precisam observar para ela não comer algo que não pode", afirma.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições