Quase 7.300 candidatos concorrem a uma das 130 vagas no ITA

Quase 7.300 candidatos concorrem a uma das 130 vagas no ITA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:09

 

Os cerca de 7.300 candidatos a uma das 130 vagas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) iniciaram nesta terça-feira (11), às 8h, a maratona de provas do vestibular 2013. O exame é dividido em quatro dias e segue até sexta-feira (14) com provas separadas por disciplinas. O resultado do concurso está previsto para o dia 28 de dezembro de 2012.
Antes do início dos exames, o clima era de tranquilidade entre a maioria dos concorrentes, que se concentraram em frente ao prédio do Instituto, em São José dos Campos. Mesmo concorrendo pela primeira vez a uma vaga no ITA o joseense João Felipe, de 22 anos, se mostrou realista com o desafio. 
 
"Sei da dificuldade e não me sinto totalmente preparado, mas vou tentar. Até porque sei da qualidade do ensino da instituição", afirmou o estudante, que fez cursinho preparatório junto com o 3° ano do ensino médio para concorrer a uma das vagas no curso de engenharia aeronáutica.
 
Se o estudante de São José dos Campos ainda sente que precisa se preparar melhor, outro João, vindo de Brasília, espera que este ano consiga realizar seu sonho de entrar no ITA.
 
"Este é o segundo ano que presto vestibular aqui. É meu grande objetivo e tive o ano todo de preparo. Um pouco antes bate a ansiedade, mas estou preparado para as provas", explica João Pedro Küster Maia, de 20 anos, que concorre a uma vaga no curso de engenharia eletrônica.
 
Preparação
De acordo com o coordenador do vestibular do ITA em São José dos Campos, Arnaldo Dal Pino Junior, a instituição é bastante flexível na aplicação das provas.
 
"O essencial é o candidato estar bastante tranquilo para que ele consiga acertar aquilo que ele sabe e não se deixar envolver por situações emocionais, que a gente sabe que interfere muito nessas situações", explicou ao G1.
Nesta terça-feira, os exames de física são aplicados até as 12h. Na quarta-feira (12), a prova será de português e inglês; na quinta-feira (13) de matemática e na sexta-feira (14), último dia do vestibular, de química.  
A média geral da prova é a média aritmética das notas das matérias de matemática, física, química e português. Exceto a prova de inglês, as demais têm uma parte objetiva e outra dissertativa. Nas matérias de física, matemática e química, a parte objetiva (testes) vale 50% e a redação (da prova de português) vale 40%. A nota de corte do último vestibular foi 7,05.
 
Serviço
Vestibular do ITA
Quando: Entre os dias 11 e 14 de dezembro
Onde: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Vitória
Inscritos: Quase 7.300 estudantes
Vagas: 130 vagas nos cursos de graduação em engenharia nas especialidades aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, da computação e aeroespacial
Aprovados: Divulgação sai no dia 28 de dezembro na internet. Quem passar também receberá carta e telefonema informando o resultado
 
Siga-nos

Mais do Guiame