Candidatos a governos estaduais somam 327 processos

Fonte: Terra.comAtualizado: segunda-feira, 25 de agosto de 2014 às 14:30

Dos 165 candidatos a governador de 26 Estados e do Distrito Federal, 63 são alvos de ações na Justiça ou em Tribunais de Contas. Eles respondem por 327 ocorrências, sendo que 46 já foram condenados. Os números foram levantados pelo projeto Quem Quer Virar Excelência, da Transparência Brasil.

Segundo informações do site da organização, foram pesquisadas ocorrências em mais de 120 fontes. Os números mostram que 36 processados (mais da metade) respondem por irregularidades referentes ao exercício da função pública. São 249 os processos que se enquadram nessa categoria.

No entanto, vale lembrar que os políticos podem ter se declarado inocentes no decorrer do julgamento e não estão necessariamente envolvidos nas irregularidades. Mesmo aqueles que foram condenados podem escapar de restrições da Lei da Ficha Limpa que os impedem de ser considerados "ficha suja". Os únicos que ocuparam cargos e chegaram a ser cassados são José Roberto Arruda (PR), Cássio Cunha Lima (PSDB), Mão Santa (PSC) e Marcelo Miranda (PMDB).

O projeto levantou também dados dos candidatos à Presidência da República. Não foram encontradas nenhuma ocorrência envolvendo os nomes de Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), presidenciáveis que estão à frente das pesquisas de intenções de votos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições