PSB anuncia apoio ao tucano Aécio Neves no segundo turno da eleição

Decisão teve 21 votos pró-Aécio, seis pela neutralidade e um pró-Dilma. Marina Silva só deve anunciar seu posicionamento na quinta (9).

Fonte: globo.comAtualizado: quarta-feira, 8 de outubro de 2014 às 22:01

PSB anunciou nesta quarta-feira (8), após reunião da Executiva do partido em Brasília, que aprovou apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves, no segundo turno das eleições.

De 29 integrantes da Executiva que compareceram à reunião, 21 votaram pelo apoio a Aécio, sete pela neutralidade e um pelo apoio a Dilma Rousseff (PT), informou a assessoria do partido, pelo qual Marina Silva disputou a Presidência da República. Às 18h43, Aécio Neves chegou à sede do PSB para receber o apoio pessoalmente.

Embora tenha aprovado o apoio a Aécio, o PSB decidiu que dois diretórios estaduais não precisam seguir a decisão da cúpula nacional. Um desses casos é a Paraíba, onde o candidato a governador do PSB, Ricardo Coutinho, enfrentará no segundo turno o tucano Cássio Cunha Lima. O outro é o Amapá, onde o PT integra a coligação que apoia a candidatura a governador de Camilo Capiberibe (PSB).

O vice de Marina, deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), já havia manifestado apoio ao tucano antes mesmo da reunião. Marina só deverá declarar publicamente seu posicionamento nesta quinta (9), após encontro com as lideranças dos demais partidos que integraram a aliança no primeiro turno.

O apoio de Marina Silva deve ser ondicionado à inclusão no programa de governo de alguns pontos, como o fim da reeleição para presidente e ações de sustentabilidade.

Aliado histórico do PT, o PSB rompeu com o governo Dilma Rousseff no ano passado. Marina Silva acusou a rival petista de ter feito no primeiro turno uma campanha baseada em "mentiras".

“Ver defeitos nos outros é um costume do PT. Sua conduta na campanha no primeiro turno foi uma conduta lacerdista de esquerda, que só soube nos ofender, mentir e nos caluniar desde o início”, disse Beto Albuquerque antes da reunião da Executiva. Como não faz parte da Executiva, Marina não foi ao encontro, embora tenha sido convidada.

Fernanda CalgaroDo G1, em Brasília

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições