TSE diz que mais de 50% dos mesários são voluntários

Fonte: Globo.comAtualizado: segunda-feira, 29 de setembro de 2014 às 17:08

As eleições de 2014 contarão com mais de 2,4 milhões de mesários distribuídos por todo o Brasil e em 141 cidades de 89 países, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desse total, aproximadamente 1,3 milhão são voluntários, o que corresponde a 54,2% do total.

Em comparação às eleições de 2010, houve um aumento no número de colaboradores voluntários. Naquele ano, o quantitativo do voluntariado foi de 404,7 mil dos 2,1 milhões de mesários - ou 19,3%. "O expressivo aumento do número de mesários voluntários pode ser atribuído às iniciativas do tribunais regionais no sentido de firmar parcerias com as universidades para a participação voluntária e espontânea dos alunos, nas quais as horas dedicadas ao serviço eleitoral contam como horas complementares nos cursos que frequentam", diz Zélia Miranda, do Grupo de Trabalho de Mesários do TSE. A campanha de mesários vinculada pelo próprio TSE também contribuiu para o crescimento do número de voluntários, segundo ela.

Compete aos mesários organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica e processar justificativas. Qualquer eleitor pode ser escolhido para ser mesário, exceto os candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, menores de 18 anos, entre outros. O mesário não ganha remuneração, mas o serviço dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições