MENU

Associação Cristã de Moços e o pioneirismo no basquete

fonte: ACM / YMCA

Atualizado: Segunda-feira, 25 Agosto de 2014 as 10:28

Origem do Basquete

O esporte foi inventado durante o inverno de 1891, em Massachusetts, por um professor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM). Atendendo ao pedido do diretor da escola, o professor canadense James Naismith teve de inventar uma atividade esportiva que não fosse violenta, pudesse ser praticada em um lugar fechado no inverno e aberto no verão. Para evitar choques entre os alunos, Naismith pensou em algo que fosse jogado coletivamente e ocupasse as mãos.

O objeto seria a bola. O objetivo do jogo deveria ser ganhar pontos e para isso o "alvo" teria de ser algo difícil de alcançar. Pensou então que ao invés de traves, como no hóquei e no futebol, ele usaria algo no ar. Imaginou duas cestas de pêssegos penduradas a uma altura maior que a dos jogadores, onde nenhum jogador da defesa seria capaz de parar a bola que fosse arremessada para o alvo. James Naismith escreveu 13 regras para o jogo. Convocou os alunos da escola para explicar as instruções e marcar uma partida. Dezoito alunos compareceram e Eugene Libby e Duncan Patton foram nomeados os primeiros capitães de time da história do basquete.

O esporte se espalhou pelas escolas dos Estados Unidos e em 1904, durante a Olimpíada de Saint Louis, ele foi apresentado ao mundo. Mas só 32 anos depois ele foi aceito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como modalidade olímpica. Atualmente, o esporte é praticado por mais de 300 milhões de pessoas no mundo e 170 países são filiados à Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

 

 



veja também