Hilton Mattos, iG Rio de Janeiro
Em entrevista ao Jornal Nacional, técnico do Vasco mostra entusiasmo com o retorno ao trabalho e revela a rotina da fisioterapia
Há pouco mais de cinco meses, Ricardo Gomes sofria a pior derrota de sua carreira. Um AVC hemorrágico parecia o fim da linha para o técnico do vasco. Do Engenhão, palco do clássico com o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, o treinador foi levado às pressas para o Hospital Pasteur, no Méier. Seu estado de saúde era grave, mas o ex-zagueiro resistiu, venceu e hoje comemora a vitória da vida. E com data para comemorar:
“Estou ainda em fase de recuperação, mas acho ainda que vou voltar neste semestre”, arriscou Ricardo Gomes. “Não posso dizer exatamente a data, mas vou voltar. Sem a menor dúvida”, acrescentou o comandante cruzmatino.
Ricardo sofreu AVC no dia 28 de agosto de 2011, na última rodada do primeiro turno da competição nacional. Foram drenados 80 ml de sangue do cérebro. Em quadros como o dele, as chances de recuperação são remotas. Ou melhor, de sobrevivência. Mas a cirurgia, menos de duas horas depois, foi bem sucedida.
Ainda no hospital, deu início à fisioterapia. Em três semanas, recebeu alta. Em casa, manteve a rotina de reforço muscular e atividade para recuperar os movimentos do lado direito. Em uma academia da Barra da Tijuca, Gomes é submetido uma intensa atividade física. Bem-humorado, o treinador faz piada com o esforço causado pela carga de exercícios.
“Fico esperando chegar o domingo para poder descansar”, que segue à risca o programa elaborado pelo preparador físico Francisco Javier, com agachamentos, abdominais e bicicletas.
Outra vitória de Ricardo Gomes é recuperação da fala. Por mais que ainda apresente sequelas, ele articula bem as frases e quando tem dificuldade recorrer ao francês, já que trabalhou por longo tempo na França e fala fluentemente o idioma daquele país. Certo de que vai voltar aos campos, ele deixa um recado ao torcedor vascaíno:
“Sou eternamente grato à torcida do Vasco”
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições