Em sua primeira copa, Neymar já supera Cristiano Ronaldo e Messi

Em sua primeira copa, Neymar já supera Cristiano Ronaldo e Messi

Fonte: Globoesporte.comAtualizado: quarta-feira, 25 de junho de 2014 13:40
Neymar Mito
Neymar Mito

neymarÉ inegável que, em termos de currículo no futebol mundial, Neymar ainda tem degraus a escalar para chegar ao patamar de Messi e CR7, multicampeões na Europa. O gajo, aliás, ostenta atualmente o prêmio de melhor jogador do mundo concedido pela Fifa (ainda foi eleito em 2008). Uma honraria que pertenceu ao hermano de 2009 a 2012. Porém, falando de Copa do Mundo e, principalmente, de gols, a frieza dos números é favorável ao astro brasileiro.

O craque argentino debutou em Mundiais em 2006, na Alemanha. Ainda reserva, aos 19 anos, participou de três jogos e fez um gol, contra a Sérvia. Ao todo, em Copas do Mundo, Messi fez dez partidas e balançou a rede em apenas três oportunidades. As outras duas foram nesta Copa, contra Bósnia e Irã. Em 2010, passou em branco. A média é de 0,3 por jogo.

Cristiano Ronaldo também marcou apenas uma vez em sua primeira Copa. Foram seis partidas no Mundial de 2006 e um único gol, diante do Irã, de pênalti. Em 2010, na África do Sul, CR7 também balançou a rede uma só vez, contra a Coreia do Norte. Este ano, no Brasil, ainda não marcou. São 12 partidas e dois gols - média de 0,16 por partida.

Mas os números do camisa 10 da Seleção não impressionam apenas em sua estreia no torneio. Com pouco menos de quatro anos atuando pelo Brasil, o jogador está na lista dos dez maiores goleadores da história do time canarinho. Foram 36 gols em 53 jogos, de acordo com as contas da assessoria particular do jogador.

- Acho que a responsabilidade que assumo dentro de campo é de ajudar meus companheiros, de criar as jogadas. E na marcação também, todo mundo tem sua missão na equipe. E não tem ninguém mais importante. Todos são importantes - disse o Neymar, eleito o melhor em campo pela Fifa em dois dos três jogos da Seleção nesta Copa.

O maior artilheiro da história da Seleção é Pelé, com 95 gols em 115 jogos. Se continuar com a média de bolas na rede, Neymar tem tudo para desbancar, ainda nesta edição da Copa, nomes como Ademir Menezes, Leônidas da Silva e Tostão. Ronaldinho Gaúcho, com 35 gols, e Rivaldo, com 34, já ficaram para trás.

A Seleção volta a treinar na Granja Comary nesta quarta-feira, às 13h (de Brasília). No sábado, a equipe vai encarar o Chile, no Mineirão, em Belo Horizonte, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O confronto será transmitido ao vivo por TV Globo, SporTV e GloboEsporte.com. O site também acompanha em Tempo Real.

 

neymar

Siga-nos

Mais do Guiame